"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

29 de abr. de 2010

SEMINÁRIO

“Cidade para todos: uma discussão sobre política urbana e Serviço Social.”

Dia 10/5/2010, às 14h

LOCAL: Auditório do Sindsprev/RJ. Rua Joaquim Silva, 98, Lapa(atrás da Sala Cecília Meireles).

PALESTRANTES: Isabel Cristina da Costa Cardoso/UERJ e Tatiana Dahmer/UFF

27 de abr. de 2010

SEMINÁRIO - DE LULA A LULA: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E LUTA DE CLASSE

Dias 05 e 12 de Maio. Local: Rio de Janeiro - RJ
Data: 05/05/10
Tipo de Evento: Seminário na UERJ
Entidade Promotora: Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ e o Grupo de Pesquisa Ideologia do Cap
Inscrições: delulaalula@gmail.com
Custo: gratuito
Observações: O Seminário terá dois dias de realizações, o primeiro ( dia 05), será palestrado pelo Prof. Dr. Roberto Leher sobre o tema: O Plano de Desenvolvimento da Educação. E no dia 12 de Maio, o tema será: As políticas de educação profissional do governo Lula: a dualidade na Concepção do Ensino Médio Integrado. Pela Prof.ª Dra. Marise Ramos. VAGAS LIMITADAS!!!

PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

O Hospital dos Servidores do Estado (HSE) realizará o evento “Perspectiva Contemporânea de Atuação do Assistente Social na Saúde” no dia 26 de maio, das 8h às 12h em seu Centro de Estudos – Auditório 1, Rua Sacadura Cabral, 178 - Saúde. Os palestrantes são a conselheira do CFESS, Rodriane Souza, e o médico pediatra, Gil Simões Batista. Também haverá uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais do HSE.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.hse.rj.saude.gov.br

Informações: 2263-7432.

FÓRUM SOBRE PATERNIDADE RESPONSÁVEL

Dia: 04/05/2010

Informações e inscrições (limitadas): www.emerj.tjrj.jus.br

26 de abr. de 2010

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL / RJ

II Conferência Municipal de Saúde Mental do Rio de Janeiro
IV Conferência Nacional de Saúde Mental
Saúde Mental: Direito e Compromisso de todos - consolidar avanços e enfrentar desafios.

28 a 30 de abril de 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Av. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã Rio de Janeiro

24 de abr. de 2010

SESSÃO CIENTÍFICA DO GRUPO DE DIREITOS HUMANOS E SAÚDE HELENA BESSERMAN (DIHS/ENPS)

Direito e Saúde sob a Perspectiva de Gênero será o tema da sessão científica do Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DIHS/ENSP), no dia 29 de abril, às 14 horas, no Salão Internacional da ENSP. O evento, que acontece em comemoração ao Dia Nacional da Mulher (30/4), terá como palestrante a representante da Ipas, Ana Paula Siammarula. A exposição do ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, antes marcada para a mesma data, foi adiada.

O Ipas é uma organização não-governamental que trabalha há três décadas com os objetivos de reduzir o número de mortes e danos físicos associados a abortamentos; expandir a capacidade da mulher no exercício de seus direitos de natureza sexual e reprodutiva; e melhorar as condições de acesso a serviços de saúde associados à reprodução.

As inscrições podem ser feitas no dia do evento ou pelo e-mail dihs@ensp.fiocruz.br, enviando nome, instituição, telefone e endereço eletrônico. Mais informações pelos telefones (21) 3882-9222/9223.

CURSO DEMOCRACIA E GÊNERO NO LEGISLATIVO MUNICIPAL - DG3

Inscrições abertas
período: 03/05/2010
modalidade: EAD
investimento: Gratuito

ATENÇÃO:
No dia 03/05/2010, terão inicio novas turmas, com os/as alunos/as que realizaram inscrições até o dia 15/04/2010. Para estas novas turmas foram selecionados 350 alunos de todas as regiões do Brasil e com diferentes perfis.

Os inscritos a partir do dia 16/04/2010 participarão das próximas turmas, com previsão para o mês de agosto/2010. Se você deseja participar da próxima turma, não deixe de fazer a sua inscrição. Basta clicar no botão fazer inscrição.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
OBJETIVO:
Capacitar agentes políticos, na incorporação de uma perspectiva de gênero na atuação municipal.
Acompanhar as iniciativas colocadas em prática visando à redução das desigualdades sociais.

REQUISITOS: conhecimentos básicos de informática.

PÚBLICO ALVO: Vereadores/as; assessor/as parlamentares; candidatos/as; militantes filiados/as a partidos políticos.

Inscrição: www2.ibam.org.br/ensur

15 de abr. de 2010

ENCONTRO LOCAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ELESS

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Campus: Maracanã

Sábado: Auditório 91 - 9º andar (09h as 18h30)

Domingo: Capela Ecumênica - em frente a Concha Acústica (10h as 17h)

Inscrições no local - sem nenhum custo e com certificado.

MINICURSOS NO CRESS

As inscrições para os minicursos estarão abertas no período de 15 a 30 de abril ou até o preenchimento das vagas. São oferecidas 50 vagas por minicurso (10% para estudantes). Taxa de inscrição: R$ 10,00. Cada pessoa poderá se inscrever em até dois minicursos.
Novidade – As inscrições para os minicursos deverão ser feitas on line (exclusivamente). Para aqueles que não tiverem acesso a computadores em outros locais, o Cress/RJ disponibilizará, em sua sede, computadores e funcionários paras as devidas orientações sobre o procedimento das inscrições.


EMENTAS DOS MINICURSOS

1. PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA SAÚDE
Atribuições e competências profissionais. O debate sobre a necessidade de construção de parâmetros nacionais para o exercício da profissão em determinadas áreas. As particularidades da intervenção do assistente social na saúde: atendimento direto ao usuário, controle social, investigação e planejamento, assessoria e gestão.

2. A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA: DISCUTINDO O MÉTODO DE MARX
O papel do método dentro da teoria social crítica. As categorias centrais do método marxiano: concreto/abstrato/concreto pensado. A unidade entre teoria e prática. A importância do método para a atitude investigativa do Serviço Social.

3. INSTRUMENTOS E TÉCNICAS EM SERVIÇO SOCIAL
Instrumentos e técnicas de intervenção social: implicações políticas. Principais técnicas de contato individual e grupal. Técnicas de educação e organização populares.

4. A RELAÇÃO ENTRE O ORÇAMENTO PÚBLICO E AS POLÍTICAS SOCIAIS
O que é orçamento e sua importância na formação das políticas sociais brasileiras. O processo orçamentário público. Elementos para a elaboração e a execução do orçamento.

5. O TRABALHO PROFISSIONAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A assistência social no contexto da PNAS e seus desdobramentos: a NOB SUAS e a NOB RH. As particularidades do Sistema Único de Assistência Social e os desafios para sua implementação. As implicações do novo desenho da assistência para o trabalho profissional e a constituição de parâmetros nacionais.

6. SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS NACIONAIS CONTRA O ABUSO DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS

As mercadorias álcool e outras drogas, seu uso no contexto da crise contemporânea do capital. O papel do Estado e as políticas públicas para responder ao uso indevido de álcool e outras. As particularidades da intervenção do assistente social na área.

7. SERVIÇO SOCIAL E A POLITICA PÚBLICA DE SEGURANÇA
O aprofundamento da violência no contexto de crise contemporânea do capital. As particularidades brasileiras e a construção de um “Estado Penal” em face ao “Estado de Direito”. As possibilidades e contradições no processo de construção de uma política pública de segurança. Os limites e potencialidades das conferências.

8. TRABALHO PROFISSIONAL NA SAÚDE MENTAL
A reforma psiquiátrica no contexto brasileiro e seus desdobramentos contemporâneos para a saúde. Impactos sobre as profissões envolvidas no contexto da saúde mental. As particularidades do trabalho profissional no campo da saúde mental. A crítica ao “Serviço Social Clínico”.

9. INDICADORES SOCIAIS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO
O que são indicadores sociais e sua importância para a construção de projetos. A necessária análise crítica de seus critérios de elaboração. Instrumentos e técnicas para elaboração e execução de planos, programas e projetos.

10. O TRABALHO PROFISSIONAL NO CAMPO EMPRESARIAL
A reconfiguração do mundo do trabalho no contexto da crise contemporânea do capital e as empresas privadas e públicas. Atribuições e competências profissionais. As particularidades da intervenção do assistente social nas empresas: implicações éticas e ténicas.

11. PARECERES, ESTUDOS E PERÍCIAS SOCIAIS
A dimensão tecno-operativa do trabalhoprofissional. Particularidades dos pareceres, estudos e perícias sociais no contexto de intervenção profissional. As implicações ético-políticas na emissão de pareceres, estudos e perícias sociais.

12. OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DA PROFISSÃO: O CÓDIGO DE 1993
A ruptura com a ética tradicional: breve resgate sócio-histórico do Código de Ética de 1986. A superação do Código de Ética de 1986 e a construção do Código de 1993. Seus princípios fundamentais.

13. ESTÁGIO E SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL: OS NOVOS MARCOS REGULATÓRIOS
Apresentação do sentido de estágio e supervisão previsto no Serviço Social a partir da lei 8662/93. A nova lei federal 11.788/2008 que regula o estágio em todo país. A resolução CFESS 533/2008 que dispõe sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social. Impactos sobre a formação profissional.

14. ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
Atribuições e competências profissionais na lei 8.662/93. As particularidades dos processos de assessoria e consultoria. Possibilidades e limites para a intervenção profissional.

15. SERVIÇO SOCIAL E RELAÇÕES DE GÊNERO
O debate teórico sobre gênero. Relações de gênero no Brasil contemporâneo: trabalho e questão social. A política pública para as questões de gênero e o Serviço Social.

16. SERVIÇO SOCIAL E O TERCEIRO SETOR
As concepções de "terceiro setor" e sociedade civil, Estado, políticas públicas e terceiro setor em tempos de neoliberalismo. Possibilidades e contradições do trabalho profissional do terceiro setor.

17. TRABALHO PROFISSIONAL E DIREITOS HUMANOS
Concepções dos direitos humanos. O debate dos direitos humanos no Brasil. Garantias formais dos direitos humanos no Brasil e sua efetividade.A defesa dos direitos humanos como princípio ético-político do Serviço Social.

18. SERVIÇO SOCIAL E FAMILIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE
Avanços e desafios para a infância e juventude no marco do Estatuto da Criança e do Adolescente na contemporaneidade. As particularidades da intervenção do assistente social junto a este segmento.

19. SERVIÇO SOCIAL E ENVELHECIMENTO
As tendências mundiais sobre envelhecimento. A política pública para os idosos no Brasil. Estatuto do idoso: potencialidades e limites. As particularidades da intervenção do assistente social.

20. SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA
A Previdência no tripé da Seguridade Social e os desdobramentos no contexto contemporâneo. A luta do Serviço Social da Previdência pela sua manutenção e lugar. As particularidades da atuação do Serviço Social na Previdência.

9 de abr. de 2010

COLETÂNEA DE 250 PROVAS - SERVIÇO SOCIAL

Coletânea de Provas de Concurso - Serviço Social
O material consta de um CD com 250 provas de concursos para área de Serviço Social, somando proximadamente 10.000 questões de concursos dos âmbitos municipais, estaduais e federais, das diversas áreas como saúde, educação, organizaçional e justiça. Abrange ainda bancas examinadoras como a CESPE, Fundação Carlos Chagas e Cesgranrio. O material é dividido em provas recentes dos últimos dois anos e provas de anos anteriores, além de cada arquivo está devidamente nomeado para facilitar a escolha na visualização da prova desejada.

Em Resumo:
• 250 provas para Assistente Social
•Aproximadamente 10.000 questões
•Arquivos devidamente separados por anos
•Arquivos devidamente NOMEADAS ( nada pior que ficar abrindo arquivo por arquivo para achar a prova certa)

A exercício através da prova é um dos melhores modos de fixar o conteúdo e de se conhecer a linguagem utilizada pelas bancas examinadoras.

-Há ainda pra os que se interessarem 50 provas apenas de Serviço social IMPRESSAS também pra venda, que facilitam o estudo, já que podem ser transportadas e resolvidas em qualquer hora disponível.

Este material é de fruto de pesquisa pessoal para estudo. Estou disponível para qualquer dúvida.

E-mail para perguntas: asnatal@hotmail.com

CURSO DE INSTRUMENTAIS TÉCNICO OPERATIVOS DO ASSISTENTE SOCIAL

O CEDEPS – Centro de Estudos e Projetos em Educação, Cidadania e Desenvolvimento Profissional é uma pessoa jurídica de direito privado, com sede em Curitiba, tendo como sócios, profissionais de Serviço Social comprometidos com a construção de uma sociedade justa, livre e igualitária.
Está promovendo o curso de
Instrumentais Técnico-operativos no Trabalho do Assistente Social
Objetivo:
Proporcionar aos participantes uma oportunidade de reconstruir coletivamente os principais instrumentais utilizados no exercício profissional do Assistente Social, conectando-os aos determinantes estruturais da realidade em que se insere o profissional, na direção do projeto ético-político da categoria.
Público Alvo:
Profissionais e estudantes de Serviço Social, interessados no domínio da dimensão técnico-operativa no trabalho do Assistente Social.
Carga Horária:
64 horas/aula
Metodologia:
O curso terá caráter de atualização profissional, tendo momento de aprofundamento conceitual a partir de aulas expositivas e dialogadas e oficinas práticas para construção de novos saberes e práticas sociais. Contará com material de apoio para estudos e aprofundamentos, além dos encontros presenciais.
Disciplinas:
- Categorias fundamentais para a compreensão da instrumentalidade no trabalho do Assistente Social / Planejamento do trabalho do Assistente Social
- Abordagem e Plantão Social
-Trabalho com grupos
- Entrevista e Reunião
- Visita Domiciliar e Observação
- A elaboração do Estudo Social
- Parecer, Perícia e Laudo Social
- O trato ético dos registros profissionais
Contato: 41-3527-8650 ou cedeps@gmail.com
Inscrições: www.cedeps.com.br
Contato: 41-3527-8650 ou cedeps@gmail.com
Turma em:
Goiânia-GO: Data: 09 e 10/04, articuladora: Perla Oliveira, perla3borges@yahoo.com.br, (62)9675-9276

CURSO: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE KARL MARX

A Escola Livre de Filosofia - O Corujão - oferece seu mais novo curso:
Introdução ao Pansamento de Karl Marx.

A partir da primeira terça feira de abril, dia 06 as 19h no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Conferência de abertura (06/04) será ministrada pelo Prof. Dr. João Quartim de Moraes, do IFCH/ Unicamp.

O curso é introdutório, aberto a todos interessados em filosofia e totalmente GRATUITO.
As aulas serão sempre nas terças-feiras das 19 as 21h no Plácio dos Ajulezos, rua regente feijó, 859 - centro.
(não é necessária inscrição prévia. Para contato: 3288 0930).

Por favor nos ajudem na divulgação!!!!

5 de abr. de 2010

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Prefeitura de Florianópolis
Local:Florianópolis - SC
Tipo de Evento: Concurso Público
Empresa/Instituição: Prefeitura de Florianópolis
Carga Horária: 30h
Salário: R$R$857,87 + R$1.338,39 (gratif.)
Maiores Informações: http://www.funjab.ufsc.br/saudepmf/?page=inscricao
Observações: Concurso para formação de cadastro de reserva.


02 VAGAS PARA ASSISTENTE SOCIAL - PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA
Local:GUAÍRA - PR
Tipo de Evento: Concurso Público
Empresa/Instituição: PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA
Carga Horária: 40 horas semanais
Salário: R$2.227,70
Maiores Informações: http://www.fauel.org.br/concursos.htm
Observações: As inscrições serão realizadas de 10/03/2010 a 08/04/2010, através do site www.fauel.org.br, sendo que no dia 08/04/2010, as inscrições encerrar-se-ão às 20 horas. Os boletos devem ser gerados e impressos até às 20 horas do dia 08/04/2010. Taxa de inscrição R$ 86,50


Organização Social Bom Jesus
Local:São Paulo - SP
Tipo de Evento: Não Informado
Empresa/Instituição: Social Bom Jesus
Carga Horária: 40 horas semanais
Salário: R$1.600,00
Maiores Informações: Enviar currículo para clubedaturma@socialbomjesus.org.br
Observações: Organização contrata Assistente Social para atuar no Clube da Turma, realizando trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como suas respectivas famílias. Exigências: Morar preferencialmente na região sul da cidade. Fonte: http://www.cress-sp.org.br/index.asp?fuseaction=bolsas&id=1


Prefeitura de São Romão
Local:São Romão - MG
Tipo de Evento: Concurso Público
Empresa/Instituição: Prefeitura de São Romão
Carga Horária: 40h
Salário: R$R$1.184,00
Maiores Informações: http://www.apmconcursos.com.br/informacao.php?inf=30&con=12
Observações: Inscrições até 21 de maio. Há 1 vaga.


SESC- Sergipe
Local:Aracaju - SE
Tipo de Evento: Seleção
Empresa/Instituição: SESC- Sergipe
Carga Horária: 40h
Salário: R$R$1.470,00
Maiores Informações: http://www.advise.net.br/
Observações: Há 1 vaga.


SESC - Maranhão
Local:São Luis do Maranhão - MA
Tipo de Evento: Seleção
Empresa/Instituição: SESC - Maranhão
Carga Horária: 40h
Salário: R$R$1.712,00
Maiores Informações: http://200.137.132.170//concursos/proc/motor.php?modulo=info&cconc=1133


Vaga para Assistente Social no PROJETO SALOBO - VALE - PARAUAPEBAS-PA
Local:PARAUAPEBAS - PA
Tipo de Evento: Não Informado
Empresa/Instituição: Projeto Salobo (Vale)
Carga Horária: Não Informado
Salário: R$Não Informado
Maiores Informações: Interessados encaminhar currículo para flora.faro@smi.icec.com.br
Observações: Profissional para atuar no Projeto Salobo (Vale), com conhecimento em elaboração de projetos, atendimento a colaboradores, relacionamento com a comunidade e com instituições, benefícios previdenciários. Disponibilidade para alojar em local remoto. Fonte: http://www.cress-pa.org.br/?q=node/174
Observações: Há 20 vagas, para cadastro de reserva.