"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

30 de jun. de 2010

ONU DESTACA A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA COMUNITÁRIA PARA A DEMOCRACIA

Da Pulsar - O Relator Especial sobre Liberdade de Opinião e Expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank La Rue, apresentou um relatório no qual destaca o papel dos meios de comunicação dos cidadãos na vida democrática. O documento destaca a situação da liberdade de expressão no mundo e foi apresentado durante a 14ª Reunião do Conselho de Direitos Humanos, que acontece de 31 de maio a 18 de junho, em Genebra, Suíça.
O texto também faz referencia ao trabalho que a ONU realizou em conjunto com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) e ressalta a necessidade de reconhecer a mídia cidadã, de acordo com os 14 Princípios de um Marco Regulatório Democrático.
La Rue afirmou que "meios de comunicação comunitários são instrumentos eficazes para executar a função de exercer o direito à liberdade de opinião e de expressão para todos os setores da sociedade”.



Fonte: RETS

SEMINÁRIO ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO RIO DE JANEIRO

Vários assistentes sociais vêm se reunindo no CRESS-RJ para refletir sobre a necessidade de nossa organização sindical. As alterações do mundo do trabalho indicam a urgência de uma maior articulação para fazer frente a estes processos. Nestes encontros resolvemos organizar um seminário que mobilize a categoria para conhecer nossa história de organização e pensar alternativas.

"Histórico da organização dos trabalhadores"
Palestrantes
Valério Arcary – historiador, professor do IFECT-SP
Bia Abramides – assistente social, professora da PUC/SP
Debatedores
José Paulo Netto – assistente social, professor da UFRJ
Regina Marconi – assistentes social / Secretaria Habitação – RJ


"Sindicato por ramo e por categoria: formas de organização sindical"
Convidados
Margareth Alves Dallaruvera – assistente social, presidente FENAS
Representante do Sindicato dos Nutricionistas
Marcia Canena – assistente social, ex-diretora SindJustiça-RJ
Representante do SINDSPREV

Local: UERJ
Pavilhão João Lyra Filho, Bloco F, auditório 93
Sexta-feira, dia 09 de julho, às 16 horas

Enviado por: Gizele Muzi

27 de jun. de 2010

MINISTÉRIO DA CULTURA ABRE EDITAL PARA INCENTIVAR CORDELISTAS

Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares agora contam com um incentivo do Ministério da Cultura a suas produções. Trata-se do edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré, que vai selecionar 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins. Estão orçados R$ 3 milhões, distribuídos entre as iniciativas contempladas. As inscrições encerram-se no dia 30 de julho de 2010.
O prêmio vem ressaltar a importância da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro, entendendo sua unicidade e papel fundamental na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira. Podem concorrer poetas, repentistas, cantadores, emboladores e demais artistas populares e profissionais da cultura em quatro categorias: Criação e Produção (apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, livros, CDs e DVDs); Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 10 de março de 2010); Formação (projetos que contribuam para a formação de profissionais que atuam em áreas que dialogam com a Literatura de Cordel e suas linguagens afins, como cursos, seminários, etc.) e Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas).

Informações, inclusive a cartilha que explica o edital, estão em http://www.cultura.gov.br/site/2010/06/08/premio-mais-cultura-de-literatura-de-cordel-2010-edicao-patativa-do-assare/.


Fonte: http://www.rets.org.br/?q=node/548

20 de jun. de 2010

EM DEFESA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

Organizações sociais, movimentos sociais, sindicais e centenas de entidades da sociedade civil brasileira, lançaram em maio uma campanha em defesa do texto original para o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), publicado em de zem bro de 2009. O Plano prevê 25 dire trizes, com diversas ações programáticas.
Fruto de debates com ampla par ti cipação da sociedade civil, as diretrizes originais do Plano sofreram alterações com o decreto n° 7.177/10, assinado pelo presidente Lula e pelo Ministro Paulo Van nuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e publicado em 13/05/2010.
Reunidas no Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH) as or gani zações estão construindo um fórum para pleitear a revogação do decreto. Pa ra o Mo vimento, a garantia dos di reitos da pessoa humana estabelecida nas dire trizes, agendas e ações pro­gramáticas do Plano, fica seriamente comprometida com os ataques de setores conservadores da so ciedade, como a igreja, proprie tários de grandes meios de comuni­ca ção, setores antidemocráticos do exér cito e latifun diá rios. Foi justamente para atender a estes gru pos que o presidente assinou o decreto, alterando nove pontos do Plano.
Além da revogação do decreto, as en tidades que integram o MNDH querem a imediata instalação do Comitê de Acom pa nhamento e Monitoramento do PNDH-3 com ampla participação da sociedade ci vil, a abertura de processo público e par ticipativo para a elaboração do primeiro Plano Bienal e a aprovação do projeto de lei que cria o novo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) em tramitação no Congresso Nacional.
Pontos alterados - Os militares, que demonstraram maior resistência, foram os mais contemplados. Foram ame nizadas as referências ao golpe de 64 e a ex pressão “repressão ditatorial” foi su pri mida. Também ficou garantido que não serão alterados nomes de ruas, praças e pré dios públicos batizados com nomes de pessoas “que praticaram crimes de lesa-humanidade”. O novo texto diz apenas que, a partir de agora, esses logradouros não devem receber nomes de pessoas que, comprovadamente, atuaram como tor tu­radores. O atendimento aos pedidos das for ças armadas inclui também uma mu dança nas referências ao período militar no material pedagógico a ser usado nas es colas. As expressões “regime de 1964-1985 e “resistência popular à repressão” foram substituídas por “graves violações de direitos humanos ocorridas no período fixado no artigo 8 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Cons ti tuição de 1988.
Para os ruralistas o ponto mais po lê mi co, a previsão de realização de uma au diên cia coletiva envolvendo invasores de terra, fazendeiros e poder judiciário, antes da con­cessão de liminares de reintegração de pos se, foi excluído do texto. A con ces são de rá­dios e canais de televisão con di cio nada a programações que pro moves sem, obri­gatoriamente, o respeito aos di reitos hu manos, também foi suprimida pelo decreto assim como a punição para quem veicule ou publique conteúdo que atente contra os direitos humanos. Para atender a igreja católica foi excluído o tre cho em defesa da descriminalização do aborto e revogado o artigo que proibia a pre sença de símbolos religiosos em locais públicos.
Manifesto nacional - O manifesto de lançamento da campanha, assinado por aproximadamente 250 entidades, propõe a realização de atividades para ampliação da base de apoio à revogação do decreto, entre as quais que os estados e municípios que já possuem Programa de Direitos Humanos expressem publicamente sua adesão ao PNDH-3 e se comprometam com a atualização e/ou instituição de pro gramas nas respectivas esferas admi nistrativas; criação de comitês que reúnam diversos agentes sociais e públicos na cons trução de espaços de mobilização da so cie dade brasileira; promoção da infor mação sobre o PNDH-3, da defesa de sua integralidade e da exigência de sua im ple­mentação como forma de fazer frente aos ataques conservadores; e capacitação de lideranças sociais e públicas para a defesa do Plano através de processos de educação social e de educação popular, além de de bates em instituições educacionais e em diversos espaços e instituições públicas.
Diretrizes - O PNDH-3 é fruto das di retrizes aprovadas na 11ª Conferência Na cional de Direitos Humanos, realizada em dezembro de 2008, e da sistematização de resoluções de mais de 50 conferências na cionais sobre diversos temas ligados aos direitos humanos (segurança alimentar, saú de, educação, cultura, cidades, meio am biente, igualdade racial, direitos da mu lher, segurança pública, entre outros), com participação direta da população, das or ganizações sociais e populares, dos gestores públicos das três esferas de go ver no, dos le gislativos e de setores do ju diciário, per mitindo a pluralidade e diver­si dade na cons trução de propostas de políticas públicas.
O Plano articula diretrizes, objetivos estra tégicos e ações programáticas em seis eixos estratégicos que expressam o con jun to dos direitos humanos, atendendo ao recomendado pela II Conferência Mundial de Direitos Humanos (Viena, 1993): fortalecimento permanente da demo cra cia, desenvolvimento econômico calcado na linha social, educação em direitos humanos, segurança pública e direito à memória e à verdade.
Presidenciáveis – As entidades afir mam que procurarão os candidatos à Pre sidência da República para que se ma ni fes tem quanto às ações propostas no Plano.
Enquanto as entidades da socieda de civil acreditam que existe espaço pa ra a van ços nas negociações com estes gru pos, o go verno declarou que o re cuo e ra neces sário e que com o de creto lei o PNDH tor nou-se o do cu mento pos sí vel para o momento.
Além de procurar os presidenciáveis, as entidades pretendem fazer mobili zações em todo país em favor do PNDH, buscar apoio político de estados e mu ni cípios, debater o programa no Congresso Nacional e pro cu rar as Nações Unidas (ONU) e a Or ga ni zação dos Estados Americanos (OEA).

Fonte: Jornal Surgente - Imprensa do Sindipetro-RJ

15 de jun. de 2010

TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO

Baseado em histórias reais, o filme “Topografia de um desnudo”,de Teresa Aguiar terá sessão especial no próximo dia 25 de junho, às 19 horas, no Cinema Odeon, na Cinelândia, Rio de Janeiro. O evento conta com o apoio do CRESS-RJ. Após a exibição haverá uma mesa de debates, prevendo-se o encerramento para às 22h.



O filme narra um fato que abalou o país início dos anos 60: a “operação mata-mendigos”, que aconteceu entre os anos de 62 e 63. Esse episódio aconteceu no Rio de Janeiro, e culminou com a morte de vários moradores de rua, que eram presos, torturados e depois jogados aos rios Guandú e da Guarda. Alguns pesquisadores ligam as torturas a uma espécie de “treinamento” pelo qual estavam passando quadros da própria polícia, já que o fato aconteceu na “ante sala” do golpe militar. Mas o consenso é que o fato estava ligado à visita da Rainha Elizabeth ao Brasil. A “operação mata-mendigos” foi um processo de limpeza social.


No elenco, encabeçado por Lima Duarte, estão Ney Latorraca , Gracindo Junior, José de Abreu, Nilda Maria, Maria Alice Vergueiro e Kito Junqueira entre outros.



A história do filme


Em 1972, Teresa Aguiar era professora da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP e foi com um grupo de alunos apresentar “O Rato no Muro” de Hilda Hilst no Festival de Teatro de Manizales, Colômbia. Nesse festival foi apresentada a obra “Topografia de um Desnudo” do chileno Jorge Diaz, que escreveu a peça baseado numa matéria que saiu nos jornais do Chile sobre a “operação mata-mendigos”. Junto com Teresa, assistiu ao espetáculo seu aluno, Ney Latorraca, que mais de 40 anos depois, integra o elenco do filme. De volta ao Brasil, Renata Pallottini fez a tradução e Teresa tentou encená-lo, mas o texto ficou preso na censura por 13 anos, e só em 1985 foi produzido. Porém, o texto nunca chegou a ser liberado totalmente, pois mesmo nos anos 80 era necessária uma autorização provisória da Polícia Federal, que era renovada a cada 15 dias.


O filme

O filme é construído sob o seguinte pano de fundo: Rio de Janeiro, anos 60. A cidade se prepara para receber a visita da Rainha Elizabeth. Num clima de tensão social e política que antecede o golpe militar, uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Baseado em fatos reais desvenda um lado pouco conhecido da História: a “Operação mata-mendigos”, que ocorreu no Rio de Janeiro entre 62 e 63 e um dos motivos era a necessidade de “limpar” a cidade para a visita da Rainha.

14 de jun. de 2010

1ª JORNADA DA BRINQUEDOTECA DO AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA HUPE

Dia: 05/07/2010
Tema: 1ª Jornada da Brinquedoteca do Ambulatório de Pediatria da HUPE
Organização: Serviço Social da HUPE e UERJ
Inscrições e informações: http://brinqsaude.blogspot.com

VAGAS LIMITADAS!

11 de jun. de 2010

XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESS

Tema:

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. (Rosa Luxemburgo)

Como será o amanhã?

Acontecerá em Julho de 2010, em Teresina, na Universidade Federal do Piauí - UFPI
Data: 18 a 24 de Julho de 2010


www.enesspiaui2010.wordpress.com

6 de jun. de 2010

ESTÁGIO

Local:São Gonçalo/ Niterói - RJ
Tipo de Evento: Estágio
Empresa/Instituição: Empresa do segmento de Navegação
Carga Horária: *
Salário: R$Benefícios: Bolsa-auxílio; Vale Transporte; Refeição no loca
Maiores Informações: www.primeirachance.com.br
Observações: Atividades: Acompanhar serviços de âmbito social a funcionários e dependentes; Organização documentos e planilhas inerentes ao trabalho; Formação: Cursando do 2º ao 4º período de Serviço Social; Os candidatos interessados deverão enviar seus currículos para captacaoprofissional@yahoo.com.br.

ESTÁGIO

Local:Tijuca - RJ
Tipo de Evento: Estágio Remunerado
Empresa/Instituição: Hospital Pediátrico
Carga Horária: 3 vezes na semana de 8:00 ás 14:00, Sábado e Domingo das 8:00 as 14:00 hs
Salário: R$R$550,00; Vale Transporte
Maiores Informações: site da Primeira chance estágios
Observações: Os candidatos interessados deverão enviar seus currículos, no corpo do email, para: hospitalrj@yahoo.com.br

4 de jun. de 2010

SIMPÓSIO: SOC 5 - DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICAS SOCIAIS E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Através desta mensagem convidamos todos para participarem do nosso Simpósio como ouvinte e/ou como apresentador de trabalho. O Simpósio faz parte do II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas que será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Maracanã, no período de 20 a 24 de setembro de 2010.


Simpósio: SOC 5 - DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICAS SOCIAIS E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Local: UERJ


Coordenadores: Profa. Dra. Silene de Moraes Freire – PROEALC/CCS e FSS/UERJ e Prof. Dr. Lier Pires Ferreira - PPGD/UGF
E-mail: silenefreire@gmail.com ou lier.rio@ig.com.br

EMENTA:

O Simpósio tem por objetivo promover o debate sobre diferentes temas que permitem compreender e analisar as principais questões que envolvem a plena efetivação dos direitos na América Latina do século XXI, ressaltando a importância desse debate para o desenvolvimento, para a efetivação das políticas sociais e para o aprofundamento da democracia. No momento em que os destinos dos países latino-americanos estão postos em uma encruzilhada de alternativas, a luta pela garantia desses direitos ocupa lugar singular para os povos da região e revelam os rumos possíveis do processo democrático em cada sociedade. Pensar a questão dos direitos associada à questão das políticas sociais significa refletir primeiramente sobre o contexto no qual se inscrevem; contexto esse em que a mundialização do capital dissemina também as mazelas provenientes do sistema capitalista, globalizando a pobreza, aprofundando as desigualdades sociais e ampliando o abismo entre ricos e pobres. O tema de pobreza, como expressão máxima da situação social da América Latina, se repete na maioria dos informes das Organizações e Organismos Internacionais – do Banco Mundial ao FMI. Entretanto, tais organismos não buscam explicar as graves conseqüências desse quadro na efetivação e na garantia dos direitos. São essas, em um plano geral, as razões que nos levaram a privilegiar a presente proposta temática para o Simpósio.


OBSERVAÇÃO: NORMAS PARA PUBLICAÇÃO, PRAZOS DE ENVIO DOS TRABALHOS, VALORES DE INSCRIÇÃO E PRAZOS, PROGRAMAÇÃO COMPLETA E DEMAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO CONGRESSO : www.nucleasuerj.com.br .

Profa. Dra. Silene de Moraes Freire
Coordenadora do Programa de Estudos de América Latina e Caribe - PROEALC
Centro de Ciências Sociais - CCS
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Telefone - 0055-21-2334-0276
Rua São Francisco Xavier, 524 - 8º andar - Sala 8018- Bloco E
CEP: 20550-013 Maracanã - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
E-mail: proealc@gmail.com
Site: www.proealc.uerj.br

2 de jun. de 2010

I FÓRUM AMPLIADO DE POLÍTICAS DE PROGRAMAÇÃO DE SAÚDE DE CRIANÇA E ADOLESCENTE COM DOENÇAS CRÔNICAS E SUAS FAMÍLIAS

No próximo dia 18 de junho, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promove o I Fórum Ampliado de Políticas de Promoção de Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Suas Famílias. O mesmo é gratuito, aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.
Para fins de organização, as instituições interessadas devem enviar para o e-mail pbrincar@iff.fiocruz.br a lista com nome, telefone, endereço, cargo e e-mail dos participantes para o cadastro de contatos.
Não serão fornecidos certificados. Outras informações: pbrincar@iff.fiocruz.br.
Data: 18/6/2010 Horário: 8h30 às 15h Local: Anfiteatro A do Centro de Estudos Olinto de Oliveira Instituto Fernandes Figueira – Av. Rui Barbosa, 716, Flamengo.