"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

29 de ago. de 2010

AGENDA

Seminário debate metas brasileiras para mudanças climáticas
Rede promove diálogo sobre cooperativismo popular nesta quinta
Encontro discute prevenção DSTs com profissionais do sexo masculino
Povos da Amazônia promovem encontro para fortalecer luta contra grandes projetos
Santarém Expandida debate comunicação no Fórum Social Panamazônico
Fórum Social Américas define calendário de mobilizações e lutas
Seminário discute migração boliviana em São Paulo
Organizações do Pará realizam VI Encontro de Mulheres Negras Quilombolas
MST realiza ato político pela reforma agrária em São Paulo
Encontro de Promotores Eleitorais com a Sociedade Civil discute Lei da Ficha Limpa
Rio de Janeiro realiza II Seminário Estadual de Lésbicas e Mulheres Bissexuais

NOTÍCIAS


UNESCO lança publicação sobre educação no século XXI

Entidades do DF denunciam violação de direitos da mulher

Grupo luta contra patente do anti-AIDS Truvada®

Sociedade civil discute metas de redução de emissões de gases de efeito-estufa

Camisas da Seleção autografadas são leiloadas para beneficiar crianças

Delegação de Gana visita SOS Corpo e entidades da Articulação AIDS em PE

Oficina "Regulação dos mercados agrícolas" reúne membros da Coordination Sud
Termina o II Encontro Regional Mulheres Indígenas na BA

Mensagem contra Uribe chega ao IV Fórum Social Américas

Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo inaugura novo site



OPINIÃO


Compra de terras pelo capital estrangeiro ameaça soberania nacional

Carta aberta de professores defende cotas na UFRJ

Povo Ashaninka lança nota de repúdio à lentidão do STJ
Prisões brasileiras sob uma mentalidade ditatorial

Rede Afro envia documento aos ministros do STF



EDITAIS E OPORTUNIDADES

Instituto seleciona professor de Informática para atuar em projeto

Fundo Brasil de Direitos Humanos contrata analista administrativo

Edital seleciona 20 organizações da área de educação para receber recursos

Curso gratuito discute avaliação econômica para gestores de projetos sociais

Enviado por: Jayvane Quirino
Entrada Franca

Dia 01/09 às 19h
Oi Futuro Flamengo Montagem/desmontagem do Feminino



Espetáculo: Carne

Criação, direção e performance: Micheline Torres

Produção: Daniele Ramalho e Micheline Torres

Música: Marc Houle

Edição de Música: MM Meirelles

Luz: José Geraldo Furtado Gomes

Fotos: Nicolas Boudier e Manuel Vason

Vídeo: Gijs Andriessen

Performance: Micheline Torres
Micheline Torres, bailarina, coreógrafa e performer. Micheline é formada em artes cênicas pela Uni-Rio. Trabalhou por 12 anos com Lia Rodrigues como sua bailarina e assistente.Colaborou com diversos coreógrafos como Cláudia Muller, Dani Lima, João Saldanha e com artistas visuais como Tunga. Atualmente desenvolve seu novo trabalho "Eu prometo;isto é político" que estréia no Brasil em outubro.

Sinopse: Carne é um trabalho que trata da carne e sua manipulação, da sexualidade e de sua manipulação e dos significados e funções originados nesta fricção. Carne é um trabalho com apoio do Centro National de la Danse(Paris) e Micadanses Studois(Paris), do projeto de residências Récollets, da Prefeitura de Paris e Ministério das Relações Exteriores. Foi apresentado em diversos estados brasileiros e também na França, Noruega e Portugal.

Mesa Redonda: Montagem/desmontagem do Feminino

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cultura Publicou as antologias: As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008, Edunisc),Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento (2009, UNIJUí) Publicou também os ensaios: Crítica da Razão e Mímesis no pensamento de Theodor Adorno (EDIPUCRS, 1995) Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filolosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004), Metamorfoses do Conceito (ed. UFRGS, 2005). Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto (Record). Publicou em 2009 em parceria com Denise Mattar o livro Maria Tomaselli, sobre a artista homônima. Publicou os romances Magnólia em 2005 e A Mulher de Costas em 2006 (ambos pela Ed. Bertrand Brasil). E em 2009 O Manto (pela Ed. Record), romances da série Trilogia Íntima.

Marisa Naspolini
é atriz, diretora, professora e produtora teatral. É graduada em jornalismo, analista de movimento pelo Laban/Bartenieff Institute de Nova York, mestre e doutoranda em teatro. Como atriz, diretora e/ou preparadora corporal, atuou em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e no exterior (França, Itália, Canadá e Portugal). É professora no Departamento de Artes Cênicas do CEART-UDESC e presidente da GESTO - associação de produtores teatrais da Grande Florianópolis. Mantém a Áprika Cooperativa de Arte, que desenvolve projetos em diversos segmentos artísticos. Criou e coordena em Florianópolis o Vértice Brasil – encontro e festival de teatro feito por mulheres, ligado ao Projeto Magdalena, rede internacional de mulheres de teatro presente em mais de 50 países.

Rosiska Darcy de Oliveira
Rosiska Darcy de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, onde viveu até os vinte e cinco anos, quando a ditadura militar exilou-a. Morou quinze anos em Genebra, onde estudou com Jean Piaget, doutorou-se e lecionou por 10 anos na Universidade de Genebra. Participou ativamente do Movimento Internacional de Mulheres, presente em quatro continentes. Atuando na sociedade civil, coordenou a Coalizão de Mulheres Brasileiras na Conferência Mundial de meio Ambiente. No Governo Federal, presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher e chefiou a delegação brasileira à Conferência Mundial sobre a Mulher em Beijing.Foi embaixadora do Brasil junto a Comissão Interamericana de Mulheres da OEA e membro do Conselho Assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO. Fundou e preside, no Rio de Janeiro, o Centro de Liderança da Mulher.Atualmente é a Presidente Executiva do movimento Rio Como Vamos e vice presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro.Escritora e ensaísta. Colaboradora de O Globo e o Estado de São Paulo. É membro do Pen Clube do Brasil

Tania Alves | Direção Executiva
Divulgart
WWW.DIVULGART.COM
(21)3390-4292
(21)9791-2361
(21)7889-5342
ID: 98*34780
Horário de funcionamento: de 11h as 17h


Enviado por: Jayvane Quirino

SEMINÁRIO MOVIMENTOS SOCIAIS, DEMOCRACIA E GERAÇÕES DE NOVOS DIREITOS

30 de Agosto (Segunda-feira)

Horário: de 9:30 h às 18:30 h

Local: Centro Cultural da Justiça Federal, Av. Rio Branco 241, Cinelândia,
Rio de Janeiro.

Enviado por: Jayvane Quirino
Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 |


Desnutrição e obesidade infantil convivem juntas no País
Lei pune quem falar mal de pais aos filhos
PR: Curso esclarece famílias que desejam adotar
PR: Combate ao trabalho infantil
CE: Direito da criança em pauta
Piolho é problema sério
PE: Pulseira eletrônica para bebês causa polêmica
BA: Hospital da Criança é inaugurado
Psicólogo é peça chave na educação
Adolescentes postam fotos sensuais na internet

Desnutrição e obesidade infantil convivem juntas no País
Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram a situação de peso e a altura das crianças brasileiras

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (27) a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. O levantamento, que pesou e mediu moradores de 60 mil domicílios, trás dados sobre a obesidade e a desnutrição entre as crianças brasileiras. Embora esteja diminuindo desde a década de 1980, o Brasil ainda não conseguiu acabar com a desnutrição nas crianças de até 5 anos. O déficit de altura, por exemplo, está concentrado nas regiões Norte (8,5%) e Nordeste (5,9%) e em famílias com os rendimentos mais baixos. Mas persiste também em famílias com ganhos superiores a cinco salários (3,1%), onde é menor, e também nas regiões Sul (3,9%), Sudeste (6,1%) e Centro-Oeste (6,1%).

Obesidade – Por outro lado, o levantamento mostra que as crianças brasileiras de 5 a 9 anos estão crescendo acima dos padrões internacionais. Tanto a evolução da altura quanto a do peso estão acima da curva mediana estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Outro dado revelado é a obesidade dos alunos que estudam em escolas particulares. De acordo com a pesquisa, que avaliou o perfil nutricional de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a prevalência de obesos nos colégios privados é de 9,9%. Nos públicos, esse percentual é de 6,5%. De modo geral, 23,2% dos estudantes estão com excesso de peso dos quais 7,2% sofrem de obesidade.

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 27/08/2010]





Lei pune quem falar mal de pais aos filhos
Quem tentar dificultar o contato de filhos com os genitores será punido. A data para que as regras passem a valer ainda não foi definida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (26) lei que estabelece punição para familiar que tentar desconstruir a imagem de pai e mãe para o filho, ato conhecido como alienação parental. A sanção vai ser publicada amanhã (28) no Diário Oficial da União. O presidente vetou dois artigos da lei. O primeiro propunha a possibilidade de mediação extrajudicial para solucionar disputa entre os pais. O segundo estabelecia pena de seis meses a 2 anos de detenção para quem fizesse denúncia falsa de conduta que pudesse levar à redução da convivência da criança com os genitores. Além de já existirem outros mecanismos punitivos para casos como este, o governo considerou que essas medidas poderiam ser prejudiciais para a criança. Entre os atos que configuram alienação parental estão a tentativa de dificultar o contato do filho com o pai e a mãe, omitir informações para a criança e mudar de cidade ou país para prejudicar o convívio com os pais. A Casa Civil não informou quando as novas regras passam a valer.

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 27/08/2010]





PR: Curso esclarece famílias que desejam adotar
Ação visa incentivar a adoção tardia e ajuda mães a compreender a licença-maternidade para adotantes

Há três anos, a 2ª Vara da Infância, Juventude e Adoção de Curitiba (PR) criou um curso inédito no País para auxiliar as pessoas que desejam adotar crianças mais velhas. A psicóloga que coordena a iniciativa, Catiana Wladyka Charney, conta que há dez anos os adotantes só queriam meninas com até 3 meses de idade. Com o curso, a equipe conseguiu incentivar a adoção tardia e diminuir a quase zero o número de adoções mal sucedidas. Entre os conhecimentos passados para os pais está o esclarecimento sobre a licença-maternidade para adotantes, benefício muitas vezes negado ou não compreendido pelos empresários. Especialistas afirmam que o maior tempo de convívio é essencial para ampliar o vínculo com a nova família. A coordenadora do grupo carioca de apoio à adoção Quintal da Casa de Ana, Maria José Paez, acredita que a licença-maternidade é até mais necessária com crianças maiores que com bebês. O período de adaptação ajuda o adotado a superar o choque de sair do abrigo e a esquecer qualquer histórico problemático.

[Gazeta do Povo (PR) – 27/08/2010]





PR: Combate ao trabalho infantil
Crianças e adolescentes trabalham na coleta seletiva de lixo em Curitiba. Para cada caso identificado, a cidade pagará multa de $R 10 mil

A ação civil pública do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), datada de 2009, pede que a Prefeitura de Curitiba tome medidas para coibir o trabalho infantil na coleta de lixo na rua e logradouros públicos. Também solicita que o município adote ações de inserção social para esses meninos e meninas. Pela decisão, se uma criança ou adolescente for flagrado nas atividades de coleta, a cidade receberá uma multa diária de R$ 10 mil para cada jovem que esteja nesta situação. De acordo com a procuradora que moveu a ação, Margaret Matos de Carvalho, ainda existem muitas crianças e adolescentes em Curitiba que trabalham e até se alimentam com as sobras de comida que encontram no lixo. A assessoria de comunicação da Procuradoria Geral do Município de Curitiba (PGM) informa que a prefeitura não irá se manifestar por enquanto, pois os procuradores estão analisando a sentença, item por item, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

[O Estado do Paraná (PR), Anderson Tozato – 27/08/2010]





CE: Direito da criança em pauta
Nordeste e Ceará apresentam dados alarmantes em relação aos direitos da criança e do adolescente

Fortalecimento das gestões municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes foi o que pautou o Seminário Prefeito Amigo da Criança, que teve início ontem (26), em Fortaleza (CE). O evento, promovido pela Fundação Abrinq em parceria com a prefeitura da capital cearense, discutiu números da real situação vivida por meninos e meninas em todo o Brasil. Nesse contexto, o Nordeste e o Ceará protagonizam alguns rankings alarmantes, principalmente em relação à mortalidade infantil, exploração sexual comercial, crianças sem registro, déficit de creche e gravidez na adolescência. No Nordeste, a cada mil nascimentos, 34,4 crianças morrem antes de completar um ano. O Ceará representa mais de 10% do montante. Após divulgação de relatório elaborado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), foram discutidas estratégias para estruturação e funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

[O Estado (CE), Sara Oliveira – 27/08/2010]





Piolho é problema sério
Além de gerar doenças mais sérias, o mal afeta a autoestima das crianças e atrapalha o desenvolvimento escolar

A infestação da pediculose, mais conhecida como piolho, pode desencadear problemas sérios nas crianças caso não seja tratada. Comum entre meninos e meninas em idade escolar, o mal pode ocasionar doenças como anemia e infecções. Porém, pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) constatou que, mais do que prejudicar a saúde física, a pediculose abala a autoestima e impacta diretamente no rendimento das crianças em sala de aula. Entrevistas feitas com 100 famílias de escolas públicas de Botucatu (SP) revelaram que 92% dos pais notaram que os filhos com piolho sofriam preconceito. Já 60% acreditavam erroneamente que o parasita transmitia doenças, voava, pulava e afetava o sono. O uso frequente de produtos impróprios para o tratamento da pediculose, como inseticidas, gasolina e querosene, também surpreendeu os pesquisadores.

[Diário de Pernambuco (PE) – 27/08/2010]





PE: Pulseira eletrônica para bebês causa polêmica
Lei que obriga o uso do equipamento divide opiniões. Sindicato defende que existem outras prioridades na área da Saúde

Projeto que obriga maternidades públicas e privadas de Pernambuco a usarem pulseira antissequestro em recém-nascidos já provoca polêmica. O texto, de autoria do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), foi apresentado semana passada ao plenário da Assembleia Legislativa do estado. Apesar da aprovação inicial de alguns parlamentares, a proposta divide opiniões de médicos e população. O presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SindHospe), Mardônio Quintas, chegou a classificar o teor da matéria de inviável e fora da realidade em relação à rede pública. Para ele, existem carências muito mais necessárias que as pulseiras. Já representantes de hospitais particulares acham que a medida, se aprovada, trará mais segurança às alas e berçários materno-infantil. Parte da população acredita que somente o uso da pulseira não é suficiente.

[Diário de Pernambuco (PE) – 27/08/2010]





BA: Hospital da Criança é inaugurado
Centro será o primeiro hospital público da Bahia a atender exclusivamente crianças. Diversas especialidades serão oferecidas

Feira de Santana (BA) inaugurou ontem (26) o Hospital Estadual da Criança (HEC). Com capacidade para realizar atendimentos de média e alta complexidade, o HEC se torna o único hospital público especializado em pediatria no estado. São 280 leitos, sendo 40 de UTI e 30 semi-UTIs. Eles são distribuídos nas especialidades de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, queimados, cardiologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, UTI pediátrica geral e cardiológica. O centro atenderá também urgências e emergências clínicas. Inicialmente, o HEC começará com 150 leitos em atividade e aumentará as vagas progressivamente.

[A Região (BA); A Tarde (BA) – 27/08/2010]





Psicólogo é peça chave na educação
A presença desses profissionais na educação infantil ajuda na formação socioeducativa das crianças

Em homenagem ao Dia do Psicólogo, comemorado hoje (27), o jornal O Estado do Maranhão publicou artigo sobre a importância desses profissionais no ambiente escolar da educação infantil. O texto coloca o psicólogo na função de mediador do conhecimento entre a escola e o mundo externo em que a criança está inserida. Ressalta que as crianças estão em processo de formação de personalidade e, por isso, é importante que intervenções psicossociais sejam desempenhadas visando o desenvolvimento integral desses meninos e meninas. O artigo destaca que alguns transtornos de personalidade e condutas inadequadas podem ter suas origens ainda na infância. O ideal é que se desenvolva um trabalho preventivo, pensando no presente e no futuro da criança. Por fim, o artigo enfatiza que as intervenções do psicólogo escolar, além de estarem voltadas para situações educativas, leva em consideração os aspectos orgânicos, emocionais, sociais e cognitivos, que interferem e repercutem de forma direta ou indireta no comportamento humano.

[O Estado do Maranhão (MA), Joquebede Dias dos Santos – 27/08/2010]





Adolescentes postam fotos sensuais na internet
Prática que surgiu nos Estados Unidos reflete a instabilidade emocional e social dos jovens. Para especialistas, diálogo é a solução

É cada vez mais frequente a inserção de imagens de nu e seminu de adolescentes na internet. Muitas dessas fotografias são postadas pelos próprios jovens. O fenômeno, conhecido como sexting (sex = sexo e texting = envio de mensagens) foi criado há cinco anos nos Estados Unidos. Para praticá-lo, meninos e meninas produzem e enviam fotos sensuais de seus corpos nus ou seminus para equipamentos digitas. Para a psicóloga e mestranda em comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Heloísa Sousa, esse tipo de conduta representa a confusão de conceitos por que passa o adolescente hoje em dia, em busca, principalmente, de aceitação e fama. A psicóloga ressalta que se a situação de exibição desses jovens chegou a tal ponto, é provável que os pais tenham alguma culpa. Somente o diálogo, mesmo que gradativo, afirma a especialista, é capaz de solucionar o problema.

[O Mossoroense (RN) – 27/08/2010]




Produção: AF2 Comunicação
Edição: ANDI

Enviado por: Jayvane Quirino

26 de ago. de 2010

ADOLESCENTES COMEÇAM A BEBER CADA VEZ MAIS CEDO

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/adolescentes-comecam-a-beber-cada-vez-mais-cedo

No Brasil, 80% dos adolescentes já beberam alguma vez na vida e 22% dos
jovens estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. O que os pais
podem fazer?
Natalia Cuminale

Júlio deu o primeiro gole em uma bebida alcoólica aos 12 anos. O pai deixou
que ele experimentasse um pouco do vinho durante um jantar. Aos 14, ele já
conhecia os efeitos de um porre. E, aos 16, o estudante acumulava histórias
e vexames por conta do excesso de bebida. Desde uma briga com a namorada –
ele foi colocado para fora da festa por um segurança - até um striptease no
balcão de um bar. Mas, para os pais, o garoto é um santo. “Na frente deles,
em festas de família, eu só bebo moderadamente. Na vida real, para ser
descolado, todo mundo tem que beber”, diz.

Cerveja, vodca, vinho e uísque. Proibidas para menores de 18 anos, as
bebidas alcoólicas estão cada vez mais presentes na rotina dos adolescentes.
Sem limites e sem conhecimento dos pais, jovens em idade escolar têm acesso
livre aos drinques carregados de álcool em festas de formatura, baladas ou
bares. “Os jovens não enxergam a bebida como algo ruim por causa da
legalidade da bebida e do fácil acesso. O que eles não sabem é que o álcool
pode causar vários danos à saúde e também é uma porta de entrada para outras
drogas”, explica Ilana Pinsky, vice-presidente da Associação Brasileira de
Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).


Apesar da legislação, a dificuldade para comprar uma bebida é quase
inexistente. Ao contrário, a compra é facilitada. Adolescentes frequentam
festas conhecidas como open-bar, em que alguns tipos de bebidas são
distribuídas livremente para quem pagou o valor da entrada. Organizadas por
empresas especializadas em eventos, essas festas são um paraíso para os
teens. “Em geral, eles não pedem o meu documento. Quando alguém pede meu RG,
mostro o documento falsificado”, conta Roberta, 16 anos, primeiro trago aos
14. Ela gasta R$ 50 de sua mesada quando vai a uma balada open-bar, com
direito a beber água, refrigerante, cerveja, catuaba, vodca e jurupinga (uma
espécie de combinação de vinhos) à vontade.

Os dados sobre o tema são preocupantes. Segundo pesquisa divulgada pela
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 80% dos adolescentes já beberam
alguma vez na vida e 33% dos alunos do ensino médio consumiram álcool
excessivamente no mês anterior à pesquisa. Outro estudo, realizado pela
Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) com universitários, mostrou que 22%
dos jovens estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. Mais um
indício: de acordo com o departamento de comunicação dos Alcoólicos
Anônimos, o número de jovens em busca das reuniões aumentou
significativamente nos últimos cinco anos. “Era um cenário esperado. Os
jovens consomem muito álcool e há uma preocupação, do ponto de vista médico,
porque isso ocorre cada vez mais cedo”, diz o médico Arthur Guerra de
Andrade, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP
(Universidade de São Paulo) e autor do estudo do Senad.

Beber demais não é uma característica apenas do jovem brasileiro. Nos
Estados Unidos, uma pesquisa feita com adolescentes com idades entre 14 e 17
anos revelou que 39% declararam ter consumido álcool no mês que antecedeu o
estudo - número 11% maior do que encontrado no levantamento anterior,
realizado em 2008. Outro levantamento realizado no Reino Unido mostrou que
29% dos jovens com 16 e 17 anos afirmaram ter bebido alguma vez na vida
porque estavam entediados.

Companhia paterna - Quase metade dos adolescentes experimentou álcool pela
primeira vez porque os pais ofereceram. “Promover festas de 15 anos com
álcool é algo extremamente equivocado. Jovens menores de 18 anos não devem –
e não podem tomar. Ao fazer isso, você dá uma noção de que beber com essa
idade é normal e aceitável”, diz Pinsky. “Quanto mais precoce o uso do
álcool, maior o risco de dependência. O consumo de qualquer droga altera
funcionamento cerebral. Essa alteração predispõe a outros distúrbios
comportamentais”, explica a psiquiatra Analice Gigliotti, chefe do setor de
dependência química da Santa Casa do Rio de Janeiro.

No cérebro, o álcool age principalmente no hipocampo, pequena estrutura
localizada nos lobos temporais, principal sede da memória, segundo explica
Célia Roesler, neurologista da Academia Brasileira de Neurologia. “Quando um
adolescente bebe muito, acaba causando danos nesse hipocampo. Assim, a
memória fica ruim e prejudica o aprendizado e a motivação”, diz Roesler.

A justificativa geral dos adolescentes para o consumo da bebida durante as
saídas é a coragem. “O álcool bloqueia a inibição. Coisas que uma pessoa não
faria sóbria, ela faz alcoolizada. E isso é um grande risco”, completa
Roesler.

Os médicos são unânimes em afirmar que o corpo de um adolescente não está
preparado para ingestão de bebidas alcoólicas e que não existem doses
seguras para o consumo. “Em primeiro lugar, beber em excesso não faz bem
para ninguém. Pior para os adolescentes, que estão passando pelo período de
crescimento, em que todas as células do corpo estão se desenvolvendo. O
álcool envenena todas essas células e pode acarretar danos a todos os órgãos
em formação”, diz Mauricio Castro de Souza Lima, hebiatra (médico
especialista em adolescência) do Instituto da Criança.

Enviado por: Thais Ferreira de Oliveira

24 de ago. de 2010

IV PRÊMIO VISIBILIDADE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO SERVIÇO SOCIAL

Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o IV Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 7ª Região. São objetivos centrais: contribuir para qualificar a cobertura e a visibilidade sobre os temas-eixo do prêmio (políticas sociais e Serviço Social); contribuir para uma compreensão mais adequada da sociedade e dos profissionais de comunicação sobre as diferenças existentes entre assistência social, políticas sociais, Serviço Social e assistencialismo; premiar trabalhos jornalísticos e/ou culturais que demonstrem/reflitam, nas áreas previstas, uma visão adequada do que sejam políticas sociais e Serviço Social; premiar equipes de Serviço Social e/ou profissionais cujas experiências de trabalho e/ou ação específica contribuam para uma visibilidade adequada da profissão.
O concurso irá premiar quatro categorias. Para trabalhos relacionados a profissionais de comunicação haverá prêmios para reportagem escrita, radiofônica e vídeo. Para trabalhos de Serviço Social será premiado o melhor relato de experiência profissional de assistentes sociais ou equipes de Serviço Social. O primeiro colocado em cada categoria receberá um prêmio de R$ 2mil.

O edital completo está em http://www.cressrj.org.br/2noticias_res.php?recordID=914.

12 de ago. de 2010

Inscreva seu trabalho e participe do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil.


Prezado (a) internauta,

De 1º de setembro a 31 de outubro de 2010, acontecerá a etapa virtual do III Congresso Internacional contra o Trabalho Infantil. Por meio de ferramentas online – como fóruns, chats e vídeos – participantes de todo o mundo poderão trocar experiências e discutir temas relacionados ao trabalho infantil.

O evento contará com a participação de especialistas de toda a América Latina. Entre os nomes já confirmados estão Antônio Carlos Gomes da Costa (Brasil), Maria Helena Van Yurick (Chile), Virgínia Murilo (Costa Rica), Isaac Ruiz (Peru) e José Henrique Fernandez (Uruguai), entre outros.

O evento é uma iniciativa da Fundação Telefônica com apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do PREAL (Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe). O desenvolvimento da ferramenta online é do Ceats/FIA (Centro de Empreendedorismo e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração).

Convidamos você para se inscrever como Participante do evento ou como Proponente de Trabalhos.

Como Proponente, você pode enviar trabalhos – sejam pesquisas acadêmicas, práticas ou experiências de intervenção sobre a temática do trabalho infantil. Os trabalhos não precisam ser originais, podendo ter sido apresentados em outras oportunidades. Além disso, a inscrição é bastante simples. Confira um modelo de trabalho.

Os participantes receberão uma declaração de participação no evento.

O prazo para envio dos trabalhos é até 15 de agosto. Inscreva-se!

Para mais informações acesse o site do Encontro: pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: contatoencuentro@fia.com.br


Atenciosamente,

Comitê Organizador do Evento


Enviado por: Gizele Muzi

9 de ago. de 2010

Olá!

Precisamos dar continuidade à luta pelas 30 horas semanais de trabalho do assistente social.

O Projeto de Lei 152 foi aprovado semana passada, mas depende, agora, da sanção do presidente da república, que tem quinze dias para fazê-lo ou não.
Há um abaixo-assinado eletrônico na página do CFESS (www.cfess.org.br) para qualquer pessoa que queira apoiar a luta.

Assim, a orientação é incentivar assistentes sociais, familiares, amigos, usuários das políticas e outros sujeitos sociais a aderirem à pressão sobre o governo.
Você também pode ir direto para o link www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=452.
Nossa participação é fundamental!!!

5 de ago. de 2010

2011-ANO INTERNACIONAL DOS AFRO DESCENDENTE, NO I CICLO NACIONAL DE CONVERSAS NEGRAS

por Arísia Barros

http://www.cadaminuto.com.br/blog/blog-raizes-da-africa

Convidado para ministrar a Conferência com a temática “As perspectivas políticas para a população negra em 2011-Ano Internacional dos Afro descendentes, segundo a resolução A/64/169 aprovado pela Assembléia Geral da ONU e a Sanção do Estatuto da Igualdade Racial” no I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta “ que acontece de 24 a 26 de agosto em Maceió/AL na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, o Ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira comentou que: “iniciativas dessa natureza são instrumentos essenciais para a consolidação dos atuais esforços que o Governo Federal e os governos estaduais e municipais, em parceria com o movimento social organizado, vem empreendendo, para reduzir as desigualdades sócio-econômicas e erradicar as discriminações por motivos étnicos em nosso país.”

Complementando a fala o ministro Elói Ferreira afirma que: “Nesse sentido, é um honra e um prazer participar, na qualidade de palestrante, de um encontro com características tão especiais. A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – marco histórico na luta por igualdade racial - trabalha para efetivar uma política de igualdade etnicorracial no Estado brasileiro. Nessa caminhada, é sempre uma honra contar com parceiros como Vossa Senhoria.”

Inscrições para o I Ciclo podem ser realizadas na Livrarias Paulinas,em Maceió


Os interessados em participar do I Ciclo Nacional de Conversas Negras que acontece de 24 a 26 de agosto, das 08 as 18 horas, com certificação de 30 horas já podem se inscrever. As inscrições são gratuitas para a participação nas palestras do I Ciclo. As oficinas temáticas que acontecerão paralelamente ao encontro terão custo de R$ 10,00 (dez reais). Para solicitar a inscrição basta enviar um e-mail com nome,instituição, telefone,endereço residencial e e-mail para raizesdeafricas@gmail.com ,promaceio@paulinas.com.br
As inscrições também podem ser realizadas nas Livrarias Paulinas em Maceió- Rua Joaquim Távora, 71. Tel.: (82) 3201-6400
As atividades vão acontecer nos auditórios térreo e do 4º andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas - FIEA. Av. Fernandes Lima, 385. Ed. Casa da Indústria, 5º andar - Farol 57055-902 - Maceió-AL. A programação totaliza 30 horas, com atividades a serem realizadas no período da manhã, tarde e noite (dia 24/08)
Mais informações podem ser fornecidas pelo telefone 8815-5794/8882-2033/88159637.

3 de ago. de 2010

EMERJ - EVENTOS DE AGOSTO E SETEMBRO

http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/principal_eventos.html

FEIRA DE OPORTUNIDADE E ESTÁGIO

Dias: 04 e 05 de agosto de 2010
Horário: 09:00 às 16:00
End.: GERDAU COSIGUA - Av. João XXIII, 6777 Distrito Industrial de Santa Cruz e Adjacências – Rio de Janeiro – RJ

2 de ago. de 2010

CARTILHA ORIENTA SOCIEDADE A PARTICIPAR DO PROCESSO LEGISLATIVO

Está disponível no site da Câmara dos Deputados, por meio da série Ação Parlamentar, a publicação “O menor caminho entre os interesses da população e a Câmara dos Deputados”. A cartilha, elaborada pela Comissão de Legislação Participativa (CLP), tem como objetivo orientar a sociedade no que se refere ao direito de participação junto ao Poder Legislativo. De acordo com a cartilha, entender o funcionamento da CLP faz com que a sociedade se aproprie do exercício da cidadania e contribua para a busca de valores universais, como liberdade, desenvolvimento, liberdade e justiça. A publicação contém uma linguagem simples e dinâmica, apresentando os conteúdos em tópicos, que facilitam o entendimento do processo legislativo. A cartilha está disponível em http://www.criancanoparlamento.org.br/noticias/cartilha-orienta-sociedade-participar-do-processo-legislativo.

REPASSANDO!

Companheiros!

Por favor recorte e cole a mensagem abaixo e encaminhem para os emails dos senadores abaixo relacionados, em prol da luta pelo PL das 30 horas semanais dos ASs, com o texto apresentado abaixo.
Martha.


Prezado Senador,

Em virtude do Ato Publico que acontecerá em Brasilia às 9h no dia 05 de agosto do corrente, para a aprovação de diversos projetos de Lei, dentre eles o Projeto de Lei - PL C 152/2008 - que dispõe sobre a redução de jornada de trabalho dos Assistente Social para 30 horas semanais, solicitamos o seu apoio para aprovação do referido projeto.

Esta redução de carga horária é de suma importancia para a categoria, a fim de aprimorar a qualidade do atendimento ao usuário e a qualificação técnica dos profissionais.

Desde já agradecemos o seu apoio e empenho em mais uma luta em prol dos trabalhadores sociais que são os pilares para a redução das desigualdades sociais ainda existentes em nosso Brasil.





almeida.lima@senador.gov.br, acir@senador.gov.br,
adelmir.santana@senador.gov.br, adelmir.santana@senador.gov.br,
alfredo.nascimento@senador.gov.br, alfredo.nascimento@senador.gov.br,almeida.lima@senador.gov.br, almeida.lima@senador.gov.br, alvarodias@senador.gov.br,, alvarodias@senador.gov.br,
mercadante@senador.gov.br,, mercadante@senador.gov.br,
acmjr@senador.gov.br,, acmjr@senador.gov.br,
antval@senador.gov.br, antval@senador.gov.br,
arthur.virgilio@senador.gov.br, arthur.virgilio@senador.gov.br,
augusto.botelho@senador.gov.br, augusto.botelho@senador.gov.br,
cesarborges@senador.gov.br, cesarborges@senador.gov.br,
cicero.lucena@senador.gov.br, cicero.lucena@senador.gov.br,
cristovam@senador.gov.br, cristovam@senador.gov.br,
delcidio.amaral@senador.gov.br, delcidio.amaral@senador.gov.br,
demostenes.torres@senador.gov.br, demostenes.torres@senador.gov.br,
edison.lobao@senador.gov.br, edison.lobao@senador.gov.br,
eduardoazeredo@senador.gov.br, eduardoazeredo@senador.gov.br,
eduardo.suplicy@senador.gov.br, eduardo.suplicy@senador.gov.br,
efraim.morais@senador.gov.br, efraim.morais@senador.gov.br,
eliseuresende@senador.gov.br, eliseuresende@senador.gov.br,
ecafeteira@senador.gov.br, ecafeteira@senador.gov.br,
fatima.cleide@senadora.gov.br, fatima.cleide@senadora.gov.br,
fernando.collor@senador.gov.br, fernando.collor@senador.gov.br,
flavioarns@senador.gov.br, flavioarns@senador.gov.br,
flexaribeiro@senador.gov.br, flexaribeiro@senador.gov.br,
francisco.dornelles@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br,
geraldo.mesquita@senador.gov.br, geraldo.mesquita@senador.gov.br,
gecamata@senador.gov.br, gecamata@senador.gov.br,
gilvamborges@senador.gov.br, gilvamborges@senador.gov.br,
gim.argello@senador.gov.br, gim.argello@senador.gov.br,
helio.costa@senador.gov.br, helio.costa@senador.gov.br,
heraclito.fortes@senador.gov.br, heraclito.fortes@senador.gov.br,
inacioarruda@senador.gov.br, inacioarruda@senador.gov.br,
jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, jarbas.vasconcelos@senador.gov.br,
jayme.campos@senador.gov.br, jayme.campos@senador.gov.br,
jefferson.praia@senador.gov.br, jefferson.praia@senador.gov.br,
joaodurval@senador.gov.br, joaodurval@senador.gov.br,
joaoribeiro@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.gov.br,
j.v.claudino@senador.gov.br, yanai@senador.gov.br, yanai@senador.gov.br,
josenery@senador.gov.br, josenery@senador.gov.br, sarney@senador.gov.br, leomar@senador.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br,
leomar@senador.gov.br, leomar@senador.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br, magnomalta@senador.gov.br, magnomalta@senador.gov.br,
maosanta@senador.gov.br, maosanta@senador.gov.br,
crivella@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, marco.maciel@senador.gov.br, marco.maciel@senador.gov.br, marconi.perillo@senador.gov.br, marconi.perillo@senador.gov.br,
maria.carmo@senadora.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br,
mario.couto@senador.gov.br, mario.couto@senador.gov.br,
marisa.serrano@senadora.gov.br, marisa.serrano@senadora.gov.br,
fecury@senador.gov.br, fecury@senador.gov.br,
mozarildo@senador.gov.br, mozarildo@senador.gov.br,
neutodeconto@senador.gov.br, neutodeconto@senador.gov.br,
osmardias@senador.gov.br, osmardias@senador.gov.br,
gab.papaleopaes@senado.gov.br, gab.papaleopaes@senado.gov.br,
patricia@senadora.gov.br, patricia@senadora.gov.br,
paulopaim@senador.gov.br, paulopaim@senador.gov.br,
simon@senador.gov.br, simon@senador.gov.br,
regis.fichtner@senador.gov.br, regis.fichtner@senador.gov.br,
renan.calheiros@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br,
renatoc@senador.gov.br, renatoc@senador.gov.br,
robertocavalcanti@senador.gov.br, robertocavalcanti@senador.gov.br,
romero.juca@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br,
romeu.tuma@senador.gov.br, romeu.tuma@senador.gov.br,
rosalba.ciarlini@senadora.gov.br, rosalba.ciarlini@senadora.gov.br,
sergio.guerra@senador.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br,
zambiasi@senador.gov.br, zambiasi@senador.gov.br,
serys@senadora.gov.br, serys@senadora.gov.br,
tasso.jereissati@senador.gov.br, tasso.jereissati@senador.gov.br,
tiao.viana@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br,
valdir.raupp@senador.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br,
valterpereira@senador.gov.br, valterpereira@senador.gov.br,