"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

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3 de mai. de 2011

INFORME SAÚDE

Ano XIX – Período: Maio de 2011
Título: Perfil ético-político dos discentes que cursam o VI período na FSS/UERJ.
Nos próximos Informe iremos apresentar achados de um estudo realizado junto a alunos da Faculdade de Serviço Social (FSS/UERJ). O estudo faz parte das atividades realizadas no Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Serviço Social (NEEPSS/UERJ). Aqui, vamos apresentar dados do perfil ético-político dos discentes que cursam o VI período do curso. Para tanto, utilizamos dados coletados em uma das disciplinas do Curso, através de questionário composto por 21 variáveis.

Neste informe apresentaremos as concepções e posicionamentos relacionados aos
princípios éticos-políticos que os discentes estão se referenciando. Neste informe
apresentaremos as seguintes variáveis: quais os valores e princípios que os alunos tomam para
a profissão; porque tomam esses valores e princípios; qual a concepção de usuários; se tomam
o projeto ético-político da profissão como referência; porquê tomam ou não o projeto Ético-
Político da profissão como referência.
Quando relacionados aos princípios do Código de Ética, nas TI e TII, a maioria não
cita princípios relacionados a ele; já a maioria da TIII cita princípios relacionados ao Código.
Aqui destacamos que, a ética, como consta nas Diretrizes Curriculares/ABEPSS, é um
elemento importante e constitutivo da formação e que, no período da entrevista, os estudantes
tiveram a oportunidade de cursar a disciplina Ética e Serviço Social, ministrada no 5º período.
São 40% na TI, 35% na TII e 57% na TIII, que citam princípios consonantes com o projeto
profissional, tais como: emancipação humana; liberdade; igualdade; construção de uma nova
ordem societária; garantia de direitos, desagregados e fragmentados entre si. São muitos
estudantes que citaram princípios totalmente dissonantes com os do Código de Ética, o que
pode estar revelando um desconhecimento tanto dos princípios, como do próprio projeto de
profissão que referencia sua formação: imparcialidade, honestidade, amor ao próximo,
respeito, criatividade, alteridade, observação, entre outros. Revela-se que apesar dos
estudantes terem citado princípios e valores que estão calcados no Projeto Ético-Político do
Serviço Social, observamos também respostas que expressam valores funcionais à ordem
burguesa: princípios e valores que revelam mediações com religião e/ou ajuda.
Quando perguntados sobre a concepção que teriam sobre os usuários do Serviço
Social, os dados mostram que grande parte dos estudantes (TI - 72%, TII – 23%, TIII –
56%), conceituam os usuários como pobres e carentes, outros discentes afirmam que toda a
sociedade é usuária (TI, TII e TIII, respectivamente, 12%, 9% e 13%), independente da
inserção de classe. Destaca-se que nas TI, TII e TIII, respectivamente, 12%, 49% e 9% dos
discentes conceituam os usuários como trabalhadores, entretanto outros (TI – 4%, TII – 20%
e TIII 19%) afirmam que os usuários são pessoas que, tendo dificuldades em acessar os
serviços e direitos numa determinada área, procuram informação no Serviço Social. Esses
dados mostram que os alunos estão tendo dificuldade fazer uma associação direta do usuário
como integrante da classe trabalhadora.
Ao serem perguntados se tem o Projeto Ético-Político do Serviço Social como
referência, os dados revelam que nas TI, TII e TIII, respectivamente, 92%, 100% e 90%
afirmam que sim. Ao justificarem sua resposta (67% - TI, 27% - TII e 7% - TIII), afirmam
que considera tal projeto a referência porque direciona a profissão - na formação e na prática
profissional. Outros afirmam concordarem com os princípios e valores defendidos no projeto
da profissão (TI - 4%, TII - 10% e TIII - 17%). Destaca-se os que afirmam tomar o projeto
do Serviço Social como referência por este defender a transformação da sociedade (TI - 8%,
TII - 30% e TIII - 20%). Ainda, tiveram estudantes que afirmaram que o atual Projeto Ético-
Político da profissão é o que melhor atente aos interesses dos usuários (TI - 8%, TII - 33% e
TIII - 7%). Os discentes que afirmam não tomar o projeto da profissão como referência
(apenas 4% na TI, e 6% na TIII), a maioria não justifica sua resposta, apenas os alunos da
TIII (todos os que negaram se referendar pelo projeto do Serviço Social) afirmaram não
conhecer o Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Neste estudo, apresentamos dados dos discentes da FSS/UERJ porque compreendemos
que é na graduação que o aluno tem o primeiro contato e primeiras indagações quanto ao
projeto Ético-Político, e nesse processo de aprendizagem se possibilita escolhas sobre as
referências para a profissão, um espaço onde a reflexão crítica objetiva fazer com que o
graduando, conhecendo os variados direcionamentos teóricos e políticos no Serviço Social,
possa decidir conscientemente se assumirá o atual projeto da profissão. Entretanto para
decidir e agir conscientemente, tanto para afirmar quanto para negar, é necessário preparação
teórica e conhecimento das referências.

Seminário de Comemoração ao Mês do Assistente Social - Panorama das condições de trabalho dos assistentes sociais e perspectivas de organização sindical.
06 de maio de 2011, sexta-feira – 17 h;
Local: Auditório 51 da UERJ;
Palestrantes: Cleir Marcosin/FSS-UERJ e Mauro Iasi / ES S- UFRJ;
Informações: http://cressrj.org.br/

Seminário de Comemoração ao Mês do Assistente Social - Serviço Social e políticas sociais: atribuições profissionais frente ao processo de privatização.
20 de maio de 2011, sexta-feira – 14 h;
Local: Universidade Veiga de Almeida (Maracanã);
Palestrantes: Maria Inês Bravo/FSS-UERJ e Berenice Couto /PUC-RS;
Informações: http://cressrj.org.br/

Seminário de Comemoração ao Mês do Assistente Social - Serviço Social no mundo: concepções e polêmicas.
27 de maio de 2011, sexta-feira – 14 h;
Local: Auditório 51 da UERJ;
Palestrantes: Yolanda Guerra/ESS-UFRJ e Ivanete Boschetti/FSS-UnB;
Informações: http://cressrj.org.br/

VII Jornada Científica do Curso de Medicina - UNESC/SC.
Tema: Novas abordagens para antigos desafios;
Data: 25 a 28 de maio de 2011;
Local: UNESC/SC;
Informações: http://www.unesc.net/post/213/11/13286

5° Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos.
Data: 27 de maio de 2011;
Local: Centro de Convenções - Expo Center Norte/SP;
Informações: www.classaude.com.br/

14° CGEM - Congresso Gaúcho de Educação Médica.
Data: 26 à 28 de maio de 2011;
Local: CCMar - Centro de Convivência dos Meninos do Mar - Rua Visconde de Paranaguá, 24 - Rio Grande/RS;
Informações: www.14cgem.com.br

VI Congreso Internacional de Trabajo Social;
VIII Congreso Nacional de trabajadores sociales de la Salud;
II Congreso Nacional e Internacional de Rehabilitación Social y Ocupacional: Hacia la Construcción de una intervención social transformadora.
Del 23 al 27 de mayo de 2011. La Habana, Cuba.
socutras@infomed.sld.cu
Fonte: http://www.pelasaude.blogspot.com/

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