"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

15 de jun. de 2011

INFORME SAÚDE

Ano XIX – Período: Maio de 2011

TÍTULO: O perfil ético-político dos alunos de 6º período da FSS/UERJ frente à direção ético política e teórico-metodológica do Currículo Pleno do curso.
Neste Informe finalizaremos as apresentações dos achados do estudo realizado junto a alunos da Faculdade de Serviço Social (FSS/UERJ). O estudo faz parte das atividades realizadas no Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Serviço Social(NEEPSS/UERJ). Apresentaremos dados do perfil ético-político dos discentes que cursam o VI período do curso. Para tanto, utilizamos dados coletados em uma das disciplinas do Curso (Processos de Trabalho do Serviço Social III), através de questionário composto por 21 variáveis. As variáveis expostas são “Por que escolheu o Serviço Social?” e “Mudou de opinião?”. Abaixo estão os dados e as análises realizadas no âmbito do NEEPSS:
Quando os estudantes são perguntados sobre o porquê da escolha do serviço social, a maioria das três turmas coloca a identificação com o trabalho do assistente social (Turma I - 56%, Turma II e III - 60%), salientando que alguns dos discentes expressaram outras formas de identificação, como pesquisas sobre a área, teste vocacional, aproximação com a área de ciências humanas e sociais, experiência de terem trabalhado com assistentes sociais, ou conversado com este a respeito de sua profissão. É importante observar que alguns respondem que tinham uma visão crítica da sociedade (Turma I – 20%, Turma II -10% e Turma III 7%). Podemos observar também nas respostas uma influência religiosa na escolha dos discentes pela profissão, e destacamos que a imagem do Serviço Social como um exercício benevolente e relacionado com a “ajuda” aos pobres ainda é muito forte na sociedade. Essa imagem posta socialmente na profissão influencia muitos alunos ao ingresso no curso, e tal ideário nos remete á gênese e a grande parte da história do
Serviço Social, onde se tinha uma forte vinculação confessional na profissão. Atualmente a profissão defende, de forma hegemônica, uma visão crítica da sociedade, com influência da teoria social científica. O posicionamento atual na profissão, bem como o desenvolvimento das referências teóricas no Serviço Social, é proposto pelas diretrizes curriculares da ABEPSS.
Tendo em vista o exposto acima, torna-se interessante perguntar aos alunos sobre uma possível mudança de opinião quanto à visão que tinham sobre o curso. Observamos que, na turma I, a maioria, 56%, diz que sim, que houve alguma mudança, já na turma II, 77% diz que não, como também na turma III, 57%. Alguns estudantes demonstram, mesmo tendo dito não, terem alterado sua opinião, quando afirmam que a sua visão sobre a profissão se ampliou, ou quando afirmam que foi acrescentado maior conhecimento sobre a sociedade capitalista possibilitando um pensamento crítico. Em meio às respostas, podemos também observar que uns elogiam a faculdade afirmando que o curso aumentou a sua capacidade de criação e conscientização política e social, enquanto outros criticam a faculdade em relação ao distanciamento da teoria acadêmica com a prática profissional. “Mudei de opinião quanto aos intelectuais do Serviço Social, que tem uma excelente
retórica, e uma prática incoerente com esta retórica.” (Discente - FSS/UERJ).
Diante do exposto, percebemos que muitos alunos que ingressam no Serviço Social têm uma visão caritativa, com vistas à ajuda e muitas vezes com valores messiânicos. Tal fato torna a formação assumida pela faculdade desafiadora e sendo imprescindível uma colocação crítica e reflexiva, para que estes discentes não saiam da Universidade como entraram, fato que favorece a reprodução das relações sociais capitalistas. Cabe à Academia, que possui um projeto pedagógico comprometido com os princípios defendidos pelo Projeto Ético-Político, contribuir e possibilitar aos estudantes uma desconstrução da visão profissional como caridade e ajuda.
Neste Informe estamos iniciando um novo quadro, onde serão colocados inícios de reportagens, pesquisas e discussões sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo a fim de fomentar maiores debates acerca da realidade.

· Construção civil: Os canteiros da ira
17/04/2011 Fonte: www.vermelho.org.br.
Março assistiu ao levante dos trabalhadores da construção civil em um conjunto de obras em vários estados. As greves envolveram 80 mil operários e sinalizam, a patrões que teimam em repetir formas de opressão típicas do “Brasil Grande” da época da ditadura militar, que o país mudou e os trabalhadores não aceitam mais maus-tratos, atrasos e faltas de pagamento, e exigem condições dignas de trabalho e renda.

· Hospital das Clínicas vai ampliar atendimento preferencial a plano privado
11/5/2011 09:55:00 Fonte: Agência de Notícias da Aids
O superintendente do Hospital, Marcos Jumio Koyama, afirmou que o dinheiro dos planos de saúde financiará melhorias no serviço gratuito do hospital. Mas médicos temem diferença de tratamento entre pacientes do SUS e os que têm convênios. Em fevereiro, ativistas do movimento de luta contra a aids entraram com uma representação no Ministério Público do Estado contra a lei complementar nº.1.131/2010, que direciona vagas nos hospitais do SUS para planos de saúde.

Psicologia Audiovisual
Debate "O Psicanalista e o Narcisismo
Profissional: Conseqüências e Desdobramentos no Cotidiano da Clínica", com: Edu Álvaro Manso Bastos, Leandro Alves Rodrigues dos Santos e Ricardo Goldenberg.
A ênfase no debate é uma forma de reconhecer as diferentes leituras das problemáticas sociais.
Data: 30/09/11
Horário: 19h às 21h
A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita antecipadamente pelos telefones:
(11)3864-2330/3865-0017.
Informações: www.centropsicanalise.com.br

O INFORME SAÚDE
O Informe Saúde é um boletim mensal que traz aos profissionais de saúde, estudantes e
sociedade em geral, informações sobre saúde(Direitos, Acesso, Controle Social) e eventos
a serem realizados nesta área.
Conselho Nacional de Saúde Atividades e Convites - 2011
Inclusão e Acessibilidade, Um Direito de Todos e II Encontro Estadual de São Paulo da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB nos dias 23, 24 e 25 de junho em Itapetininga/SP.
Informações:
http://conselho.saude.gov.br/index.htm

CFF realiza II Oficina de Assistência Farmacêutica
A Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza, nos dias 07 e 08 de
julho, em Brasília, a II Oficina Nacional de Assistência Farmacêutica. Com o tema: “Qualificação da assistência Farmacêutica no SUS: Acesso, humanização e Uso Racional de Medicamentos”, o objetivo do evento é contribuir para melhoria da Assistência Farmacêutica e reconhecer a atuação do farmacêutico nos diversos níveis de atenção à saúde preconizada pelo SUS.
Fonte:http://www.cff.org.br/noticia.php?id=665&titulo=CFF+realiza+II+Oficina+de+Assist %C3%AAncia+Farmac%C3%AAutica
XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia - AFB 2011 – Florianópolis
Será realizado em Florianópolis entre os dias 09/10/2011 e 12/10/2011 o XIX Congresso
Brasileiro de Fisioterapia.
Inscrições: http://www.coffito.org.br/

Sociedade Brasileira de Infectologia
IX Curso de Antimicrobianos da Teoria à Prática.
Data: 4 a 6/ago
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - São Paulo/SP
Informações: tel.: (11) 3155-8800
E-mail: secretaria.iep@hsl.org.br
Site: www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/

V Congresso Brasileiro de Nutrição
Integrada (CBNI) e GANEPÃO 2011
Data: 15 a 18 de junho de 2011.
Local: Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo.
Informações: http://www.ganepao.com.br
Tels: (11) 3284-6318 ramal 116
E-mail ganepao@ganep.com.br

Equipe: Coordenadora: Ana Maria de Vasconcelos; Apoio Técnico: Aline Maria Thuller de Aguiar; Valquiria Helena dos Santos Coelho; Mayana Silva de Souza; Renata Cristina Mendes Lima e Mariana Cordeiro Miranda. Bolsistas: Cinthia Assis; Juliana Ferreira Baltar; Marianna Amendola Borges, Aline Cristina da Silva Arcanjo; Brenda Gomes dos Santos; Elizabete Pacheco Gandra; Luciana da Conceição e Silva; Jacqueline Freire da Silva Rodrigues; Claudia Reis de Souza; Natalia C. Faro Rodrigues; Agatha Alves da Silva; Tamires da Silva Albuquerque; Vitória Monteiro Néri; Branca Rabelo de Lima; Kelly Marcelino da Silva, Monique Monteiro da Silva, Thamara Dólia Santos. Contato: 23340320 (ramal 203).
E-mail: pesquisa.saudeuerj@yahoo.com.br
Blog. http://neepss.blogspot.com/

POL Psicologia Audiovisual Para Conhecer Jacques Lacan
Esta série de trabalhos desenvolvida ao longo dos últimos 20 anos, possibilita ao espectador melhor conhecimento da vida e da obra dos psicólogos.
Dia: 04/06/2011
Horário: 9h30 às 12h
A participação é gratuita e a inscrição deve
ser feita antecipadamente pelos telefones:(11) 3864-2330 / 3865-0017.
Informações: www.centropsicanalise.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário