"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

15 de abr. de 2010

MINICURSOS NO CRESS

As inscrições para os minicursos estarão abertas no período de 15 a 30 de abril ou até o preenchimento das vagas. São oferecidas 50 vagas por minicurso (10% para estudantes). Taxa de inscrição: R$ 10,00. Cada pessoa poderá se inscrever em até dois minicursos.
Novidade – As inscrições para os minicursos deverão ser feitas on line (exclusivamente). Para aqueles que não tiverem acesso a computadores em outros locais, o Cress/RJ disponibilizará, em sua sede, computadores e funcionários paras as devidas orientações sobre o procedimento das inscrições.


EMENTAS DOS MINICURSOS

1. PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA SAÚDE
Atribuições e competências profissionais. O debate sobre a necessidade de construção de parâmetros nacionais para o exercício da profissão em determinadas áreas. As particularidades da intervenção do assistente social na saúde: atendimento direto ao usuário, controle social, investigação e planejamento, assessoria e gestão.

2. A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA: DISCUTINDO O MÉTODO DE MARX
O papel do método dentro da teoria social crítica. As categorias centrais do método marxiano: concreto/abstrato/concreto pensado. A unidade entre teoria e prática. A importância do método para a atitude investigativa do Serviço Social.

3. INSTRUMENTOS E TÉCNICAS EM SERVIÇO SOCIAL
Instrumentos e técnicas de intervenção social: implicações políticas. Principais técnicas de contato individual e grupal. Técnicas de educação e organização populares.

4. A RELAÇÃO ENTRE O ORÇAMENTO PÚBLICO E AS POLÍTICAS SOCIAIS
O que é orçamento e sua importância na formação das políticas sociais brasileiras. O processo orçamentário público. Elementos para a elaboração e a execução do orçamento.

5. O TRABALHO PROFISSIONAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A assistência social no contexto da PNAS e seus desdobramentos: a NOB SUAS e a NOB RH. As particularidades do Sistema Único de Assistência Social e os desafios para sua implementação. As implicações do novo desenho da assistência para o trabalho profissional e a constituição de parâmetros nacionais.

6. SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS NACIONAIS CONTRA O ABUSO DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS

As mercadorias álcool e outras drogas, seu uso no contexto da crise contemporânea do capital. O papel do Estado e as políticas públicas para responder ao uso indevido de álcool e outras. As particularidades da intervenção do assistente social na área.

7. SERVIÇO SOCIAL E A POLITICA PÚBLICA DE SEGURANÇA
O aprofundamento da violência no contexto de crise contemporânea do capital. As particularidades brasileiras e a construção de um “Estado Penal” em face ao “Estado de Direito”. As possibilidades e contradições no processo de construção de uma política pública de segurança. Os limites e potencialidades das conferências.

8. TRABALHO PROFISSIONAL NA SAÚDE MENTAL
A reforma psiquiátrica no contexto brasileiro e seus desdobramentos contemporâneos para a saúde. Impactos sobre as profissões envolvidas no contexto da saúde mental. As particularidades do trabalho profissional no campo da saúde mental. A crítica ao “Serviço Social Clínico”.

9. INDICADORES SOCIAIS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO
O que são indicadores sociais e sua importância para a construção de projetos. A necessária análise crítica de seus critérios de elaboração. Instrumentos e técnicas para elaboração e execução de planos, programas e projetos.

10. O TRABALHO PROFISSIONAL NO CAMPO EMPRESARIAL
A reconfiguração do mundo do trabalho no contexto da crise contemporânea do capital e as empresas privadas e públicas. Atribuições e competências profissionais. As particularidades da intervenção do assistente social nas empresas: implicações éticas e ténicas.

11. PARECERES, ESTUDOS E PERÍCIAS SOCIAIS
A dimensão tecno-operativa do trabalhoprofissional. Particularidades dos pareceres, estudos e perícias sociais no contexto de intervenção profissional. As implicações ético-políticas na emissão de pareceres, estudos e perícias sociais.

12. OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DA PROFISSÃO: O CÓDIGO DE 1993
A ruptura com a ética tradicional: breve resgate sócio-histórico do Código de Ética de 1986. A superação do Código de Ética de 1986 e a construção do Código de 1993. Seus princípios fundamentais.

13. ESTÁGIO E SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL: OS NOVOS MARCOS REGULATÓRIOS
Apresentação do sentido de estágio e supervisão previsto no Serviço Social a partir da lei 8662/93. A nova lei federal 11.788/2008 que regula o estágio em todo país. A resolução CFESS 533/2008 que dispõe sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social. Impactos sobre a formação profissional.

14. ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
Atribuições e competências profissionais na lei 8.662/93. As particularidades dos processos de assessoria e consultoria. Possibilidades e limites para a intervenção profissional.

15. SERVIÇO SOCIAL E RELAÇÕES DE GÊNERO
O debate teórico sobre gênero. Relações de gênero no Brasil contemporâneo: trabalho e questão social. A política pública para as questões de gênero e o Serviço Social.

16. SERVIÇO SOCIAL E O TERCEIRO SETOR
As concepções de "terceiro setor" e sociedade civil, Estado, políticas públicas e terceiro setor em tempos de neoliberalismo. Possibilidades e contradições do trabalho profissional do terceiro setor.

17. TRABALHO PROFISSIONAL E DIREITOS HUMANOS
Concepções dos direitos humanos. O debate dos direitos humanos no Brasil. Garantias formais dos direitos humanos no Brasil e sua efetividade.A defesa dos direitos humanos como princípio ético-político do Serviço Social.

18. SERVIÇO SOCIAL E FAMILIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE
Avanços e desafios para a infância e juventude no marco do Estatuto da Criança e do Adolescente na contemporaneidade. As particularidades da intervenção do assistente social junto a este segmento.

19. SERVIÇO SOCIAL E ENVELHECIMENTO
As tendências mundiais sobre envelhecimento. A política pública para os idosos no Brasil. Estatuto do idoso: potencialidades e limites. As particularidades da intervenção do assistente social.

20. SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA
A Previdência no tripé da Seguridade Social e os desdobramentos no contexto contemporâneo. A luta do Serviço Social da Previdência pela sua manutenção e lugar. As particularidades da atuação do Serviço Social na Previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário