"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

4 de jun. de 2010

SIMPÓSIO: SOC 5 - DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICAS SOCIAIS E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Através desta mensagem convidamos todos para participarem do nosso Simpósio como ouvinte e/ou como apresentador de trabalho. O Simpósio faz parte do II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas que será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Maracanã, no período de 20 a 24 de setembro de 2010.


Simpósio: SOC 5 - DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICAS SOCIAIS E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Local: UERJ


Coordenadores: Profa. Dra. Silene de Moraes Freire – PROEALC/CCS e FSS/UERJ e Prof. Dr. Lier Pires Ferreira - PPGD/UGF
E-mail: silenefreire@gmail.com ou lier.rio@ig.com.br

EMENTA:

O Simpósio tem por objetivo promover o debate sobre diferentes temas que permitem compreender e analisar as principais questões que envolvem a plena efetivação dos direitos na América Latina do século XXI, ressaltando a importância desse debate para o desenvolvimento, para a efetivação das políticas sociais e para o aprofundamento da democracia. No momento em que os destinos dos países latino-americanos estão postos em uma encruzilhada de alternativas, a luta pela garantia desses direitos ocupa lugar singular para os povos da região e revelam os rumos possíveis do processo democrático em cada sociedade. Pensar a questão dos direitos associada à questão das políticas sociais significa refletir primeiramente sobre o contexto no qual se inscrevem; contexto esse em que a mundialização do capital dissemina também as mazelas provenientes do sistema capitalista, globalizando a pobreza, aprofundando as desigualdades sociais e ampliando o abismo entre ricos e pobres. O tema de pobreza, como expressão máxima da situação social da América Latina, se repete na maioria dos informes das Organizações e Organismos Internacionais – do Banco Mundial ao FMI. Entretanto, tais organismos não buscam explicar as graves conseqüências desse quadro na efetivação e na garantia dos direitos. São essas, em um plano geral, as razões que nos levaram a privilegiar a presente proposta temática para o Simpósio.


OBSERVAÇÃO: NORMAS PARA PUBLICAÇÃO, PRAZOS DE ENVIO DOS TRABALHOS, VALORES DE INSCRIÇÃO E PRAZOS, PROGRAMAÇÃO COMPLETA E DEMAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO CONGRESSO : www.nucleasuerj.com.br .

Profa. Dra. Silene de Moraes Freire
Coordenadora do Programa de Estudos de América Latina e Caribe - PROEALC
Centro de Ciências Sociais - CCS
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Telefone - 0055-21-2334-0276
Rua São Francisco Xavier, 524 - 8º andar - Sala 8018- Bloco E
CEP: 20550-013 Maracanã - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
E-mail: proealc@gmail.com
Site: www.proealc.uerj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário