"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

29 de ago. de 2010

Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 |


Desnutrição e obesidade infantil convivem juntas no País
Lei pune quem falar mal de pais aos filhos
PR: Curso esclarece famílias que desejam adotar
PR: Combate ao trabalho infantil
CE: Direito da criança em pauta
Piolho é problema sério
PE: Pulseira eletrônica para bebês causa polêmica
BA: Hospital da Criança é inaugurado
Psicólogo é peça chave na educação
Adolescentes postam fotos sensuais na internet

Desnutrição e obesidade infantil convivem juntas no País
Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram a situação de peso e a altura das crianças brasileiras

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (27) a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. O levantamento, que pesou e mediu moradores de 60 mil domicílios, trás dados sobre a obesidade e a desnutrição entre as crianças brasileiras. Embora esteja diminuindo desde a década de 1980, o Brasil ainda não conseguiu acabar com a desnutrição nas crianças de até 5 anos. O déficit de altura, por exemplo, está concentrado nas regiões Norte (8,5%) e Nordeste (5,9%) e em famílias com os rendimentos mais baixos. Mas persiste também em famílias com ganhos superiores a cinco salários (3,1%), onde é menor, e também nas regiões Sul (3,9%), Sudeste (6,1%) e Centro-Oeste (6,1%).

Obesidade – Por outro lado, o levantamento mostra que as crianças brasileiras de 5 a 9 anos estão crescendo acima dos padrões internacionais. Tanto a evolução da altura quanto a do peso estão acima da curva mediana estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Outro dado revelado é a obesidade dos alunos que estudam em escolas particulares. De acordo com a pesquisa, que avaliou o perfil nutricional de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a prevalência de obesos nos colégios privados é de 9,9%. Nos públicos, esse percentual é de 6,5%. De modo geral, 23,2% dos estudantes estão com excesso de peso dos quais 7,2% sofrem de obesidade.

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 27/08/2010]





Lei pune quem falar mal de pais aos filhos
Quem tentar dificultar o contato de filhos com os genitores será punido. A data para que as regras passem a valer ainda não foi definida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (26) lei que estabelece punição para familiar que tentar desconstruir a imagem de pai e mãe para o filho, ato conhecido como alienação parental. A sanção vai ser publicada amanhã (28) no Diário Oficial da União. O presidente vetou dois artigos da lei. O primeiro propunha a possibilidade de mediação extrajudicial para solucionar disputa entre os pais. O segundo estabelecia pena de seis meses a 2 anos de detenção para quem fizesse denúncia falsa de conduta que pudesse levar à redução da convivência da criança com os genitores. Além de já existirem outros mecanismos punitivos para casos como este, o governo considerou que essas medidas poderiam ser prejudiciais para a criança. Entre os atos que configuram alienação parental estão a tentativa de dificultar o contato do filho com o pai e a mãe, omitir informações para a criança e mudar de cidade ou país para prejudicar o convívio com os pais. A Casa Civil não informou quando as novas regras passam a valer.

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 27/08/2010]





PR: Curso esclarece famílias que desejam adotar
Ação visa incentivar a adoção tardia e ajuda mães a compreender a licença-maternidade para adotantes

Há três anos, a 2ª Vara da Infância, Juventude e Adoção de Curitiba (PR) criou um curso inédito no País para auxiliar as pessoas que desejam adotar crianças mais velhas. A psicóloga que coordena a iniciativa, Catiana Wladyka Charney, conta que há dez anos os adotantes só queriam meninas com até 3 meses de idade. Com o curso, a equipe conseguiu incentivar a adoção tardia e diminuir a quase zero o número de adoções mal sucedidas. Entre os conhecimentos passados para os pais está o esclarecimento sobre a licença-maternidade para adotantes, benefício muitas vezes negado ou não compreendido pelos empresários. Especialistas afirmam que o maior tempo de convívio é essencial para ampliar o vínculo com a nova família. A coordenadora do grupo carioca de apoio à adoção Quintal da Casa de Ana, Maria José Paez, acredita que a licença-maternidade é até mais necessária com crianças maiores que com bebês. O período de adaptação ajuda o adotado a superar o choque de sair do abrigo e a esquecer qualquer histórico problemático.

[Gazeta do Povo (PR) – 27/08/2010]





PR: Combate ao trabalho infantil
Crianças e adolescentes trabalham na coleta seletiva de lixo em Curitiba. Para cada caso identificado, a cidade pagará multa de $R 10 mil

A ação civil pública do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), datada de 2009, pede que a Prefeitura de Curitiba tome medidas para coibir o trabalho infantil na coleta de lixo na rua e logradouros públicos. Também solicita que o município adote ações de inserção social para esses meninos e meninas. Pela decisão, se uma criança ou adolescente for flagrado nas atividades de coleta, a cidade receberá uma multa diária de R$ 10 mil para cada jovem que esteja nesta situação. De acordo com a procuradora que moveu a ação, Margaret Matos de Carvalho, ainda existem muitas crianças e adolescentes em Curitiba que trabalham e até se alimentam com as sobras de comida que encontram no lixo. A assessoria de comunicação da Procuradoria Geral do Município de Curitiba (PGM) informa que a prefeitura não irá se manifestar por enquanto, pois os procuradores estão analisando a sentença, item por item, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

[O Estado do Paraná (PR), Anderson Tozato – 27/08/2010]





CE: Direito da criança em pauta
Nordeste e Ceará apresentam dados alarmantes em relação aos direitos da criança e do adolescente

Fortalecimento das gestões municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes foi o que pautou o Seminário Prefeito Amigo da Criança, que teve início ontem (26), em Fortaleza (CE). O evento, promovido pela Fundação Abrinq em parceria com a prefeitura da capital cearense, discutiu números da real situação vivida por meninos e meninas em todo o Brasil. Nesse contexto, o Nordeste e o Ceará protagonizam alguns rankings alarmantes, principalmente em relação à mortalidade infantil, exploração sexual comercial, crianças sem registro, déficit de creche e gravidez na adolescência. No Nordeste, a cada mil nascimentos, 34,4 crianças morrem antes de completar um ano. O Ceará representa mais de 10% do montante. Após divulgação de relatório elaborado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), foram discutidas estratégias para estruturação e funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

[O Estado (CE), Sara Oliveira – 27/08/2010]





Piolho é problema sério
Além de gerar doenças mais sérias, o mal afeta a autoestima das crianças e atrapalha o desenvolvimento escolar

A infestação da pediculose, mais conhecida como piolho, pode desencadear problemas sérios nas crianças caso não seja tratada. Comum entre meninos e meninas em idade escolar, o mal pode ocasionar doenças como anemia e infecções. Porém, pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) constatou que, mais do que prejudicar a saúde física, a pediculose abala a autoestima e impacta diretamente no rendimento das crianças em sala de aula. Entrevistas feitas com 100 famílias de escolas públicas de Botucatu (SP) revelaram que 92% dos pais notaram que os filhos com piolho sofriam preconceito. Já 60% acreditavam erroneamente que o parasita transmitia doenças, voava, pulava e afetava o sono. O uso frequente de produtos impróprios para o tratamento da pediculose, como inseticidas, gasolina e querosene, também surpreendeu os pesquisadores.

[Diário de Pernambuco (PE) – 27/08/2010]





PE: Pulseira eletrônica para bebês causa polêmica
Lei que obriga o uso do equipamento divide opiniões. Sindicato defende que existem outras prioridades na área da Saúde

Projeto que obriga maternidades públicas e privadas de Pernambuco a usarem pulseira antissequestro em recém-nascidos já provoca polêmica. O texto, de autoria do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), foi apresentado semana passada ao plenário da Assembleia Legislativa do estado. Apesar da aprovação inicial de alguns parlamentares, a proposta divide opiniões de médicos e população. O presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SindHospe), Mardônio Quintas, chegou a classificar o teor da matéria de inviável e fora da realidade em relação à rede pública. Para ele, existem carências muito mais necessárias que as pulseiras. Já representantes de hospitais particulares acham que a medida, se aprovada, trará mais segurança às alas e berçários materno-infantil. Parte da população acredita que somente o uso da pulseira não é suficiente.

[Diário de Pernambuco (PE) – 27/08/2010]





BA: Hospital da Criança é inaugurado
Centro será o primeiro hospital público da Bahia a atender exclusivamente crianças. Diversas especialidades serão oferecidas

Feira de Santana (BA) inaugurou ontem (26) o Hospital Estadual da Criança (HEC). Com capacidade para realizar atendimentos de média e alta complexidade, o HEC se torna o único hospital público especializado em pediatria no estado. São 280 leitos, sendo 40 de UTI e 30 semi-UTIs. Eles são distribuídos nas especialidades de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, queimados, cardiologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, UTI pediátrica geral e cardiológica. O centro atenderá também urgências e emergências clínicas. Inicialmente, o HEC começará com 150 leitos em atividade e aumentará as vagas progressivamente.

[A Região (BA); A Tarde (BA) – 27/08/2010]





Psicólogo é peça chave na educação
A presença desses profissionais na educação infantil ajuda na formação socioeducativa das crianças

Em homenagem ao Dia do Psicólogo, comemorado hoje (27), o jornal O Estado do Maranhão publicou artigo sobre a importância desses profissionais no ambiente escolar da educação infantil. O texto coloca o psicólogo na função de mediador do conhecimento entre a escola e o mundo externo em que a criança está inserida. Ressalta que as crianças estão em processo de formação de personalidade e, por isso, é importante que intervenções psicossociais sejam desempenhadas visando o desenvolvimento integral desses meninos e meninas. O artigo destaca que alguns transtornos de personalidade e condutas inadequadas podem ter suas origens ainda na infância. O ideal é que se desenvolva um trabalho preventivo, pensando no presente e no futuro da criança. Por fim, o artigo enfatiza que as intervenções do psicólogo escolar, além de estarem voltadas para situações educativas, leva em consideração os aspectos orgânicos, emocionais, sociais e cognitivos, que interferem e repercutem de forma direta ou indireta no comportamento humano.

[O Estado do Maranhão (MA), Joquebede Dias dos Santos – 27/08/2010]





Adolescentes postam fotos sensuais na internet
Prática que surgiu nos Estados Unidos reflete a instabilidade emocional e social dos jovens. Para especialistas, diálogo é a solução

É cada vez mais frequente a inserção de imagens de nu e seminu de adolescentes na internet. Muitas dessas fotografias são postadas pelos próprios jovens. O fenômeno, conhecido como sexting (sex = sexo e texting = envio de mensagens) foi criado há cinco anos nos Estados Unidos. Para praticá-lo, meninos e meninas produzem e enviam fotos sensuais de seus corpos nus ou seminus para equipamentos digitas. Para a psicóloga e mestranda em comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Heloísa Sousa, esse tipo de conduta representa a confusão de conceitos por que passa o adolescente hoje em dia, em busca, principalmente, de aceitação e fama. A psicóloga ressalta que se a situação de exibição desses jovens chegou a tal ponto, é provável que os pais tenham alguma culpa. Somente o diálogo, mesmo que gradativo, afirma a especialista, é capaz de solucionar o problema.

[O Mossoroense (RN) – 27/08/2010]




Produção: AF2 Comunicação
Edição: ANDI

Enviado por: Jayvane Quirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário