"Diz a tarde: 'Tenho sede de sombra!' Diz a lua: 'Eu, sede de luzeiros.' Eu tenho sede de aromas e sorrisos, sede de cantares novos sem luas e sem lírios e sem amores mortos. Um cantar de manhã que estremeça os remansos quietos do pivor. E encha de esperança suas ondas e seus lodaçais." Federico Garcia Lorca

Google

22 de set. de 2010

QUE DEBATE REALIZAR? COMBATER A VIOLÊNCIA OU POLITICA PÚBLICA DE SEGURANÇA - I PARTE

“O PLANETA É PRESIDIDO POR TODA FORMA DE VIOLÊNCIA, SENDO A MAIOR DELAS A PERDA DA CAPACIDADE HUMANA DE ESCANDALIZAR-NOS, FALTANDO-NOS COMO HUMANIDADE”
Ricardo B. Balestreire.
A percepção de violência existente no meio da sociedade está focada na maciça cobertura dos meios de comunicação, e que está relacionada a violência urbana (assaltos, seqüestros, troca de tiros entre bandidos, troca de tiros entre policiais e bandidos, assassinatos entre outros tipos), no entanto, outros tipos de violência existem e com a mesma crueldade. Nos casos da violência contra crianças e adolescentes a crueldade em muitos crimes é injustificada. Aliás crianças e adolescentes são as maiores vitimas da violência. A ausência do estado em conjunto com negligencia e omissão dos pais e da sociedade faz com que a situação da infância e adolescência seja uma verdadeira tragédia.
Existe na atualidade uma violência gratuita. O que leva essa gratuidade? Seria a influencia das drogas, o sentimento de impunidade que tem imperado em nosso meio, seria a existência de uma legislação em que tudo é permitido, ou ainda a incapacidade do poder público de dar uma resposta efetiva para a situação. Ausência de valores ou todas essas situações juntas. A violência tem feito parte de nossa rotina já um tempo, seja ela urbana, rural, doméstica ou qualquer outro tipo existente. A verdade, é que a violência ultrapassou todos os limites que a sociedade poderia suportar. No entanto o que chama atenção é a banalização da vida, levando a perda de seu valor. O debate tem sido intenso em todas as partes do mundo e no Brasil não tem sido diferente. As causas encontradas como justificativa pelo aumento da violência são diversas sem no entanto que se chegue ao consenso. A maior dificuldade no entanto está na forma do debate e por como conseqüência o encontro da solução correta.
Influenciada pelos meios de comunicação, sociedade e poder público fortalecem uma visão equivocada no debate e nas soluções apresentadas. A situação que vivemos nos leva a encontrar soluções emergenciais e cada vez mais longe de resolver uma situação cada dia mais critica. Essa dificuldade encontrada por sociedade e poder público se deve o modelo construído para o debate que prima por debater os efeitos em detrimento das causas que tem levado ao aumento da violência. Por exemplo, especialistas conclui que a violência é determinada pela complexa combinação entre fatores externos e características inatas do ser humano, o que tem levado a conclusão de que apesar de fortes indícios, pobreza, miséria e discriminação estejam relacionadas à violência não existe nenhuma correlação clara de que esses fatores são os únicos responsáveis ou os mais determinantes pela violência. Um exemplo nesse sentido é que países mais desenvolvidos sócio-econômico possuem outros fatores que também podem influenciar o nível de violência. Entretanto no Brasil o “combate” a violência continua sendo realizada no meio da população mais pobre como nas favelas por exemplo esquecendo dos bandidos que moram nos bairros de classe alta e média assim como seus condomínios de luxo.
Então a pergunta que deveríamos realizar pra iniciar o debate seria: O que devemos fazer para que possamos enfrentar de forma correta essa situação? A resposta encontrada não existe outra. Formular uma POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ou seja uma resposta óbvia certo, mas no entanto não é isso que encontramos na relação entre sociedade e poder público. Entrevistando os jovens a resposta dada por eles é “de que infelizmente tanto a sociedade quanto as autoridades não escutam quem esta sofrendo com toda a violência”. Outra resposta é de que “todos só pensam que a violência e a da rua, mas e as que sofremos nas escolas, nos clubes, na nossa casa e em lugares que devemos estar seguros”. Ou seja o que falta na realidade é termos a clareza da existência de outros tipos de violência e que ela é tão perversa quanto à encontrada todos os dias nos meios de comunicação. Outro ponto importante que os jovens colocam está no futuro, o que estamos fazendo para que lá na frente essa situação esteja diferente. Para que isso aconteça faz-se necessário a criação de uma política de segurança pública desenvolvida a partir da identificação e reconhecimento dos outros tipos de violência existente e que as soluções estão no enfrentamento das motivações que levam um cidadão a praticar aquela violência. Assim estaremos nos aproximando da forma correta de se enfrentar acima de tudo a forma gratuita que assistimos nos dias de hoje e principalmente na banalização da vida.

Enviado por: Thais Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário